domingo, 27 de setembro de 2009

Oficina 9 da Unidade 18 – TP5 (Estilo,Coesão e Coerência)

GESTAR II – Língua Portuguesa – Santa Izabel do Pará
Formadora: Plácida Cristina Santos Barros
9º Encontro Presencial: 28-08-09: 4 horas.
Oficina 9 da Unidade 18 – TP5 (Estilo,Coesão e Coerência)
O 9º encontro do GESTAR II – Língua Portuguesa realizou-se no dia 28-08-09, na Escola M.E.F.Prof Guilherme Mártires em Santa Izabel do Pará, com a oficina 9 da unidade 18 do TP5 (Estilo, Coerência e Coesão).
No primeiro momento do encontro como de costume foi lida a mensagem eletrônica “A lição das moscas” pela cursista Nazaré Pinto, em seguida partimos para os comentários, o tema central da mensagem era para que as pessoas não se acomodem com velhas teorias e práticas, mas que busque a cada dia se aperfeiçoar e saber receber a contribuição das pessoas ao seu redor, já que tudo no mundo se modifica a cada momento.
Em seguida, participei aos cursistas sobre a entrada do novo coordenador do GESTAR II em Santa Izabel do Pará, o Alexandre, falei sobre a dinâmica de trabalho dele, pois ele já havia conversado comigo (Formadora de Língua Portuguesa) e a de Matemática, numa reunião que tivemos no dia 26-08-09 para que nós o deixássemos a par de como o curso estava indo, pois a partir daí ele daria continuidade a um trabalho que já estava sendo feito pela antiga coordenadora Profª. Nelma, e esta já tinha lhe repassado algumas informações a respeito do GESTAR II. Novamente falei sobre a importância da lição de casa que os cursistas devem fazer e entregar ao formador, pois estas atividades fazem parte de sua avaliação.
Após os informes, começamos a tecer um breve comentário sobre as unidades estudadas, 17 e 18, pois já havíamos trabalhado esta parte na oficina de Estudo III realizado no dia 13-08-09.
No 4º momento os cursistas foram divididos em grupos de acordo com o avançando na prática desenvolvidos com seus alunos. Neste momento foi feito o relato das experiências desde o inicio ao final da aplicação da atividade, também foram citados os pontos positivos e negativos que sucederam.
Tivemos 5 grupos, sendo que 2 trabalharam com a unidade 17 e 3 com a 18, então ficaram assim divididos: Unidade 17: Estilística, 1 – seção 1: A noção de Estilo e o objetivo da estilística, o 2 – seção 3: A estilística da frase e da enunciação. Da unidade 18: Coerência textual, 3- seção 1:Continuidade de sentidos, o 4 – seção 2: A construção da coerência textual e o 5 – seção 3: As partes do todo.
O grupo 1 utilizou a sugestão do GESTAR II, fez comentários sobre o assunto da seção escolhida, depois dividiu a turma em grupos e trabalhou os estilos das novelas, fazendo as comparações entre o horários e as emissoras, também os estilos dos telhados das casas, e etc. O 2, fez uma leitura e produção de diários, aqui foi trabalhado o discurso oral e escrito focalizando a mudança de discursos entre o direto e o indireto. Professora disse ter tido um pouco de dificuldade ou até mesmo uma insegurança em repassar tal assunto aos alunos, a dificuldade dos alunos seria na utilização dos verbos e dos recursos estilísticos, pois na linguagem oral se utiliza com precisão os recursos como entonação, a pausa e outras, enquanto que na escrita os alunos não conseguem fazer esta marcação utilizando a pontuação corretamente. O 3, uma das cursistas fez uma adaptação na atividade, além dos alunos produzirem um quebra cabeça seu, eles teriam que trocar com o seu colega para verificar a seqüência de raciocínio que o outro tinha. E ainda, foram utilizados nesta atividade três tipos de textos: o verbal, o não-verbal e o verbal e não-verbal, isso para que os alunos avaliasse a diferença entre os textos e seus significados, os demais trabalharam com quebra-cabeça com textos . O grupo 4, trabalhou com textos de jornais e revistas e com revistas em quadrinhos, foram feitos recortes, colagem tudo em função de uma boa coerência na montagem dos textos e gêneros. Os alunos tiveram um pouco de dificuldades na organização dos textos e na escrita, mas segundo as professoras eles gostaram muito porque era uma atividade diferente, animada, eles tinham que ler os textos produzidos para poder perceberem os erros de coerência. No grupo 5 também houve algumas adaptações referente a atividade proposta, uma das cursistas trabalhou com recortes de textos, mas primeiramente, ela enfatizou o tema “coerência textual” fazendo perguntas sobre este tema, segundo ela saíram várias respostas incoerentes, então ela mandou que seus alunos pesquisassem no dicionário para que eles entendessem o que seria coerência e entenderem o que tinham que fazer, cada um pegava um texto e recortava em seguida embaralhava o recortes e depois pegava-o e colava em seguida teriam que ler de acordo com a colagem que tinham feito. Depois teriam que enumerar os parágrafos corretamente. Finalizado este momento partimos para a proposta da oficina 9 da unidade 18 do TP5 p. 254-255.
Para esta parte da oficina, dividi a turma em 4 grupos de 3 pessoas, os grupos foram formados de forma espontânea. A proposta de atividades que os eles desenvolveriam tinha como base o texto publicitário da p. 255 do TP5, veiculado em vários canais da mídia escrita. Os grupos discutiram em detalhe como a coerência textual é construída a partir da articulação entre informações do texto e experiências prévias que os leitores têm a respeito do assunto. Relacionaram os sentidos construídos pela linguagem verbal e não-verbal. Associaram suas análises aos conceitos e classificações desenvolvidas no decorrer das atividades propostas. Observaram os efeitos de sentido do texto como um todo e, depois analisaram cada parte e como elas se articulam na unidade textual.




Depois da análise foi feito o registro das observações do grupo em cartolina para exposição e apresentação aos colegas, socializando a discussão. Após a exposição foi feito as comparações da análise, onde houve a contribuição necessária que não tinha sido debatida ou apenas comentários para finalizar a atividade proposta.
De acordo com a avaliação dos cursistas a proposta foi excelente, pois condiz com a realidade das nossas escolas e da realidade dos alunos, sendo uma atividade interessante, e de certa forma com um grau de facilidade na aplicabilidade da mesma, portanto foi um momento enriquecedor, e que aumenta nossas experiências profissionais.
Percebo a cada dia que educar, transmitir e adquirir conhecimentos não são coisas fáceis, porque as pessoas, o ambiente, o meio social são tão diferentes um dos outros, e o que pode ser fácil pra mim para o outro já não é, as vezes por falta de simplicidade ou por não saber ouvir o que outro tem pra falar ou repassar deixamos de ganhar muitas coisas boas. Mas com este curso que o GESTAR II – Língua Portuguesa está nos oferecendo, sinto que além de repassar algo, recebo muito mais do que poderia imaginar, hoje tenho convicção de que ganhei uma grande bagagem de conhecimento e experiências, e também percebo que meus cursistas estão avançando em seus trabalhos, como uma delas proferiu em seu relatório dizendo que “educar é um processo lento, e que devemos ter paciência e muita dedicação para que o trabalho seja visto...” Então posso dizer que estamos caminhando rumo a uma educação melhor, sabemos que o caminho é árduo, mas muito gratificante quando percebemos que estamos evoluindo juntamente com o tempo, com as modificações que o mundo sofre. Por isso devemos aproveitar o que nos é oferecido, e lutar para que isto seja motivo de satisfação para quem nos oferece e para nós mesmos.


ANEXOS
Comentários Sobre o Texto
Grupo 1:
Quando observamos o texto completo com linguagem verbal e não-verbal, interpretamos que se fala de uma empresa que está preocupada com o desenvolvimento sustentável dos seres humanos, a necessidade de investimento tecnológico, educação, programa voluntário, política ambiental, cidadania empresarial, responsabilidade social, é desta forma que acontece uma administração transparente conservando todo ambiente, que é dos patrimônios mais importantes da vida.
Observando a linguagem não-verbal, percebemos que com o avanço tecnológico terá um grande impacto na natureza, o grande desemprego vivenciado pela sociedade, o homem sendo substituído pelas máquinas, certas empresas beneficiam apenas alguns e é prejudicial a outros.



Ivaneide Ferreira, Jamira Helena Félix e Regina Cravo.


GRUPO 2:
Análise do texto publicitário:
O texto mostra a propaganda da Empresa - Furnas, a qual apresenta uma linguagem verbal coerente, demonstrada pela participação em empreendimentos feitos a partir da preocupação com a conservação do meio ambiente. Junto a linguagem verbal temos uma linguagem não-verbal, onde a 1ª figura apresenta a conservação ambiental, a 2ª figura mostra o investimento em tecnologia, a 3ª figura a cidadania e responsabilidade social e a 4ª figura o desenvolvimento sustentável que empresa tem como meta em defesa do patrimônio brasileiro.
Analisando a linguagem não verbal isoladamente temos:
1ª figura: Apresentação dos recursos naturais;
2ª figura: Pessoas trabalhando em uma empresa;
3ª figura: Ambiente escolar (educação);
4ª figura: Alimento (colheita e preparo de soja).
Portanto, percebe-se que o texto é visto como um todo apresenta coerência textual, entretanto, ao perceber separadamente o texto não-verbal, o conhecimento de sentido fica incoerente em relação ao texto.

Antonia Viana, Maria Valdineide e Nazaré Pinto.




GRUPO 3:
O grupo 3 expôs sua análise oralmente baseada no cartaz a seguir:


Ana Lúcia, Claudilene e Claudinéa.



GRUPO 4:


Ana Andrade, Fernanda Silva e Márcia Moraes.

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