quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Oficina de Estudo III: TP5: Estilo, Coerência e Coesão,

GESTAR II – Língua Portuguesa – Santa Izabel do Pará
Formadora: Plácida Cristina Santos Barros
8º Encontro Presencial: 13-08-09: 8 horas – Manhã e Tarde.
Oficina de Estudo III: TP5: Estilo, Coerência e Coesão, 4 horas - Manhã.


O 8º encontro do GESTAR II – Língua Portuguesa realizou-se no dia 13-08-09, na Escola M.E.F.Prof Guilherme Mártires. Esse encontro marcou o retorno das atividades do GESTAR II no 2º semestre, pois havíamos dado uma pausa decorrente as férias escolares, já que só podemos desenvolver as atividades de “lição de casa” em sala de aula.
Devido o calendário dos encontros já estar montado e algumas mudanças administrativas que ocorreram em nosso Município Santa Izabel do Pará, mais especificamente na secretária de Educação, com a troca de secretária de Educação e equipe de coordenação de Ensino, estando no meio à coordenação do GESTAR II, antes comandado pela professora Nelma Maria, e que até o momento estamos sem, mas apesar disso estamos contornando, pois quem está nos assessorando é a coordenadora de 1ª a 4ª série do Ensino Fundamental, Adilena Lopes, ela é quem nos está dando a assistência necessária na parte de logística. Outro fator relevante foi a distratação de alguns professores que estavam fazendo o curso. Mediante todos esses fatos resolvi dá uma oficina de Estudo a 3ª, com oito horas, sendo 4 pela parte da Manhã e 4 a tarde.
O primeiro momento foi realizado pela parte da manhã das 8:00 as 12:00 horas. Comecei dando as boas vindas aos cursistas, pois era o retorno das férias. Em seguida falei sobre o projeto de Ensino a qual os cursistas deverão fazer para a conclusão do curso. As informações foram superficiais, pois o próximo encontro terá um enfoque maior. Também foi repassado a turma a troca de coordenação e a situação que se encontra o GESTAR II – Língua Portuguesa em nosso Município.
Após os comentários, foi lida uma mensagem eletrônica com o titulo “Hoje” pela cursista Ana Lúcia Vasconcelos, a partir da leitura desta mensagem houve uma reflexão, a meu ver bem profunda, pois mexeu com o “eu” de cada um, no sentido de vida, trabalho, família e etc.
Na terceira etapa, trabalhamos com as unidades 17 e 18 do TP5 – (Estilo, Coerência, Coesão). A turma foi divida em 6 grupos, cada grupo ficou com uma seção, por meio de sorteio, eles iriam analisar, discutir e aplicar o “avançando na prática” e o tema de cada seção. A unidade 17 – Estilística, com as seções: 1 – A noção de Estilo e o objetivo da Estilística; 2 – A estilística do som e da palavra, a 3 – A estilística da frase e da enunciação. A unidade 18 – Coerência Textual; seções: 1 – Continuidade dos sentidos, 2 – A construção da coerência textual e a 3 – As partes do todo. Após o estudo das seções em grupo, abrimos para a socialização e apresentação das atividades, cada equipe expôs sua análise e suas produções. Tivemos um pequeno intervalo para o lanche.
Ao retornarmos a sala, fizemos uma dinâmica envolvendo o tema em estudo. Alguns balões foram cheios e amarrados, dentro deles havia algumas palavras como: Escandalizar, hip hop, amanhecer, carteirinha, carinho, beleza, puxa!, Felicidade, preguiça, entristecido, criatividade, esperança, gripe, morte, especialidade, galera, interesseiro (a), pensamento, morro, verão. A turma foi dividida em dois grupos e formamos duas filas. Sempre o último aluno das filas, alternadamente, espocava um balão e a palavra que estava dentro do balão era lida em voz alta para que os dois grupos fizessem uma frase coerente e com todos os recursos estilísticos necessário para a frase criada, isso ocorreram simultaneamente, os grupos tinham 10 segundos para realizarem a tarefa. Ao final dos 10 segundos, os cursistas deveriam parar de produzir as frases onde estavam. Quando todos os componentes tivessem participado fechamos esta etapa e passamos para a correção e avaliação das frases, isso aconteceu com a participação de todos, fizemos um semicírculo para a análise. Marcava o ponto quem fizesse corretamente com os requisitos propostos anteriormente. Cada frase certa valeria 1 ponto e o grupo que fizesse mais pontos seria o vencedor. Algumas frases ficaram incompletas por causa do tempo curto, ou porque faltou a pontuação, enfim, foram diversas explicações, afinal estávamos sendo os alunos..., A atividade foi um sucesso, pois houve comentários muito enriquecedores e também outras sugestões, como, aproveitar as frases produzidas para produção de textos, e até analises de conteúdo curricular em estudo de acordo com as séries, etc. Então, tivemos os grupos: Grupo 1 e Grupo 2.



O grupo 2 venceu por três a zero, ou seja, o grupo dois conseguiu construir três frases coerentes e com a pontuação corretamente enquanto que o um não conseguiu completar as frases ou não utilizou corretamente a pontuação.
Depois, fizemos uma explanação das duas unidades com comentários, tirando dúvidas que ocorreram durante o estudo.
E ao final houve uma avaliação do momento, muitos disseram que foi muito valido o momento porque serve para trocas de experiências, e que os professores unidos podem fazer muita coisa, e que nas nossas oficinas há uma grande absorvição de conhecimentos e que enriquecem as estratégias que já possuem no seu dia-a-dia. Graças a Deus, posso dizer que foi um encontro muito prazeroso porque tivemos uma troca recíproca de experiências, e cada vez mais percebo que meu trabalho está valendo a pena, e que também ganho respeito pelo que estou fazendo.
Terminamos mais um momento as 12:00 h, em Santa Izabel do Pará.



ANEXOS
UNIDADE 17: Estilística
Seção 1: A noção de Estilo e o objetivo da Estilística.


1) Levar para sala de aula figuras que apresentem diferentes estilos de vestimenta ou cantores.
2) Estimular comentários dos alunos sobre a diversidade dos estilos apresentados pelo material.
3) Fazer a leitura do texto “cada um é cada um” de José Roberto Torero.
4) Discutir sobre os estilos utilizados no texto.
5) Ampliar a discussão com os alunos trabalhando o Estilo de Linguagem, Estilo de Vestuário, Estilo de Vida, Estilo Musical e Estilo de Leitura, através de apresentações em equipes.
6) Trabalhar o texto “Trem de ferro” de Manoel Bandeira e “O trem de Manoel” de Almir Corrêa, para reforçar o estilo como conjunto de recursos expressivos.
7) Fazer com que os alunos busquem através de pesquisa novos estilos.
8) Organizar uma dramatização onde cada equipe demonstrará um estilo diferente.
Exemplo:
Vestuário – patricinha, surfista, empresário...
Musical – pagode, rock, country...
Linguagem – caipira, jogador de futebol...
Grupo: Maria Valdineide e Antonia Viana.


Seção 2: A Estilística do som e da palavra.

1º Momento: Dinâmica;
Escolha de dois alunos rotulados com palavras que causam impacto, as quais eles não sabiam qual era o significado, foi proposto a eles que anunciassem a venda de um determinado objeto para o resto da turma, no final as pessoas escolheriam de qual vendedor comprariam o produto, mas eles já sabiam qual era a palavra e seu significado. Só depois os vendedores saberiam que um foi rotulado como “íntegro” e o outro “vigarista”.






2º momento:
Explanação do avançando na prática da p. 40 do TP5, o texto “palavra”, que trata da força que a palavra carrega, ou seja, significado e significante.
3º momento: Produção textual.
 Pedir aos alunos que também citem palavras e as motivações que sentem nelas.
Grupo: Maria Luiza e Nazaré Pinto.

Seção 3: A estilística da frase e da enunciação.
Atividade: Tipos de discurso

Série: 7ª
Objetivo: Relacionar os tipos de discurso a alguns recursos expressivos da frase e da enunciação.

1º passo:
Apresentar a música de Sandy e Junior “Abre a porta Mariquinha” (Cantar).

2º passo:
Conversa com os alunos, chamando a atenção para os seguintes pontos:
 O discurso empregado no texto;
 Que recursos foram identificados no texto da música para chegar ao discurso empregado pelo autor;
 Os desvios da norma foram identificados? Verificou-se se são estilísticos ou defeituosos?

3º passo:
Propor aos alunos um trabalho de produção de texto narrativo em que sejam usados os recursos estilísticos ligados à frase e a enunciação.

4º passo:
Socialização da produção escrita pelos alunos.
Grupo: Ana Maria Andrade e Jamira Helena Dias.

UNIDADE 18: COERÊNCIA TEXTUAL
Seção 1: Continuidade de sentidos.

Objetivo: Caracterizar a coerência na inter-relação entre textos verbais e não-verbais.
# Procedimentos para trabalhar com os alunos.
 Levar para sala de aula jogos de quebra-cabeças;
 Dividir a turma em trio ou mais e entregar diferentes jogos;
 Depois pedir a eles que façam a montagem das imagens corretamente.
 Observar o processo de montar e desmontar.
# Outras atividades:
 Montagem do quebra-cabeça com palavras para formarem orações, estrutura lingüística coerente.
Grupo: Claudinéa Wanzeller.
Exemplo de quebra-cabeça:



Seção 2: A construção da Coerência Textual
Objetivo: Analisar os textos criados pelos próprios alunos diferenciando a coerência e a incoerência dentro do texto produzido por eles.
Público Alvo: 5ª a 8ª séries.

1º momento:
A professora trará uma notícia de jornal recortado em partes e distribuirá para os alunos na sala de aula e pedirá para eles lerem. Após a leitura a professora perguntará se eles compreenderam a idéia do texto.

2º momento:
A professora perguntará se o texto não tem incoerência e indagará aos alunos o que é incoerência? A partir dessa pergunta pedirá que os alunos pesquisem a significação no dicionário o que é coerência?

3º momento:
Após a pesquisa, a professora mostrará o mesmo texto montado para que o aluno perceba a diferença entre os dois textos, um coerente e outro incoerente.

4º momento:
A professora pedirá para montar grupo de três pessoas, após a organização ela começará a ditar uma história pedindo que eles continuem a própria idéia, e a partir de um sinal troquem os textos para que os colegas continuem a história, mas sem ler a idéia que o outro escreveu e assim por três vezes eles ouvirão o sinal e trocarão o texto. No final dos três toques a professora pedirá que cada aluno leia a seu texto de origem e perguntará se está coerente.

5º momento:
A professora pedirá que cada aluno transcreva o texto de origem corretamente e leia silenciosamente, após a leitura coloque no varal que estará exposta na sala de aula.

6º momento:
A professora levará para a sala de aula cópias de textos publicitários, após a distribuição para os alunos a professora abrirá as discussões considerando as propostas do avançando na prática p. 93 do TP5, finalizando com a produção textual.
Grupo: Ana Lúcia Vasconcelos e Ivaneide Ferreira.

Seção 3: As partes do todo.
Atividade escolhida para desenvolver com os alunos do ensino fundamental foi:

1º momento:
Explicar para os alunos sobre o tema “O que é coerência textual”
2º momento:
Dividir a turma em pequenos grupos.

3º momento:
Dar para cada grupo histórias em quadrinhos, para que estes o recomponham coerentemente.

4º momento:
Pedir para que eles escrevam uma nova história, a partir das figuras observadas, levando em conta a sua ordem.
Grupo: Márcia Moraes e Odinéia Fernandes.

2 comentários:

  1. Oi, Plácida. Sou a Vera Lúcia do Gestar II Ananindeua. Agora, sempre estaremos em contato. Abraços

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  2. Com certeza, podemos interagir, para que tenhamos uma grande experiência, um abraço.

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