sábado, 13 de junho de 2009

2ª OFICINA INTRODUTÓRIA - SANTA IZABEL DO PARÁ.

GESTAR II – Língua Portuguesa – Santa Izabel do Pará- PARÁ

2º Encontro Presencial 16/04/2009 – Formadora – Plácida Cristina Santos Barros

2º Oficina Introdutória 04 – Horas

O encontro iniciou às 13:00 h, na E.M.E.F Guilherme Mártires, com 24 cursistas, iniciamos com a apresentação do professor formador de Língua Portuguesa, do curso GESTAR II, seus objetivos, metodologias, avaliações, enfim, todo seu andamento, neste momento, encontrava-se presente a coordenadora de Ensino de 5ª a 8ª série da Secretária de Educação do Município de Santa Izabel do Pará(SEMED), a Profª. Lurdes Cosme, ela deu uma palavra de apoio e expectativa do curso GESTAR II.
Após este momento fizemos uma dinâmica de apresentação dos cursistas, nesta ocasião todos os presentes falaram, achei muito interessante está dinâmica, porque observamos que os cursistas falaram naturalmente destacando três pontos importantes de sua vida, chegando até se emocionarem com os relatos.
Partimos então para o preenchimento de um questionário de entrevista com três partes: Dados pessoais, perfil/trajetória profissional e você, a Educação e a Formação continuada, ao término do preenchimento, tivemos um pequeno lanche de 15 minutos.
Na segunda etapa do encontro, começamos com a reflexão de uma mensagem com o título “olhe”, após ser apresentada e lida por uma das cursistas, abrimos a fala para que o grupo fizesse algum comentário para contribuição do entendimento da mensagem, voltada para o curso GESTAR II e suas aplicações, e também, para que os cursistas analisassem sua postura e o processo ensino-aprendizagem.
No próximo passo, trabalhamos o TP3 com as unidades 09 e 10, mas antes desse momento foi explicado ao grupo a organização do TP em estudo, enfatizando as unidades, as lições de casa e as oficinas. Comentamos como seria feita as “lição de casa” do TP em estudo. Os cursistas fizeram perguntas para tirarem as dúvidas. Foram pegos três avançando na prática para exemplificarem, explicando-lhes o procedimento e aplicação séries a serem trabalhadas. Em seguida foi dadas orientações para o próximo encontro que será realizado no dia 30/04/2009 na E.M.E.F. Profo Guilherme Mártires na cidade de Santa Izabel do Pará, neste encontro os professores cursistas trarão a lição de casa 01 do TP3, e participarão da oficina 05 da unidade 10. Tiradas todas as dúvidas, encerramos o 2º encontro presencial do GESTAR II em Santa Izabel do Pará, sendo realizadas as duas oficinas introdutórias (8 horas).
Santa Izabel do Pará, 15/04/2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário