sábado, 13 de junho de 2009

Reconhecendo Gêneros textuais!!!!!

GESTAR II – Língua Portuguesa – Santa Izabel do Pará- PARÁ
3º Encontro Presencial – 2 oficinas – 4 horas cada - 30/04/09- Formadora – Plácida Cristina Santos Barros
1ª - Oficina 05 – da unidade 10 – TP 3 – 04 horas
Mais um encontro foi realizado, desta vez em dois horários, com duas oficinas de 4 horas. O primeiro foi das 8:00 às 12 horas, nesta trabalhamos com a oficina 5 do TP3 referente a unidade 10. Diferentemente dos dois primeiros momentos me senti segura e dona da situação, pois o nervosismo tinha ido embora e também a certeza de que eu poderia ser uma boa formadora, e pôr em prática tudo o que já havia aprendido com meus estudos e também com as experiências adquiridas, com isso obtive sucesso. Na abertura da oficina tivemos a visita de nossa coordenadora Municipal Professora Nelma, a qual saudou os cursistas, dando mais uma vez as boas vindas e dando apoio ao GESTAR II no nosso Município, ao término de sua fala retirou-se, pois ela tinha que visitar o outro encontro do GESTAR II de matemática.
Iniciamos o primeiro momento com uma mensagem para reflexão, “O tamanho das pessoas”, pedi que alguém lesse a mensagem eletrônica, a cursista Ana Lúcia fez a leitura, depois abri espaço para as considerações, alguns cursistas fizeram comentários e associaram a mensagem ao curso GESTAR II e também ao modo como as pessoas se comportam diante de determinadas situações.
No segundo momento partimos para os comentários e sugestões a respeito dos assuntos focalizados nas duas unidades, a 09 e 10. Novamente abri a discussão ao grupo e estes fizeram as considerações sobre o tema gêneros textuais, neste momento foi interessante porque os cursistas demonstraram dominar o assunto, e abordaram com bastante ênfase, discutiram também sobre atividades realizadas por eles em sala de aula em outros momentos, um dos professores relatou sobre um projeto de leitura que tinha realizado com suas turmas no ano anterior e que para ele teria dado certo, pois seus alunos que eram da zona rural começaram a ter gosto pela leitura, pois o projeto tinha como objetivo que os alunos lessem livros para estimular a leitura, e os alunos chegaram a ler até seis livros por ano, melhorando a,leitura e a escrita. Também relatei uma atividade que realizei com meus alunos da 8ª série do ano anterior, onde os alunos escolhiam um livro da biblioteca da escola ou outro que ele tivesse em casa, nós marcamos a data da apresentação do resumo do livro feito pelo próprio aluno. As experiências foram importantes porque serviram como possíveis soluções para alguns problemas observados pelos professores durante a realização das atividades com os alunos.
O terceiro momento foi o relato das experiências realizadas com os alunos, que seriam a 1ª lição de casa, os cursistas teriam escolhido um avançando na prática das unidades 9 ou 10, e aplicado a uma turma, a sua escolha, para por em prática. Primeiro identificamos quais atividades em grupos foram escolhidas pelos cursistas, em seguida dividimos em grupo de acordo com as atividades. As atividades escolhidas foram as avançando na prática da unidade 9:1-seção 1; p.25 com a produção de um texto biográfico sobre o aluno, alguém importante na escola ou na comunidade; 2-seção 2, p. 31- com o tema trabalho, utilizando o conhecimento intuitivo do aluno; e da unidade 10:3 – seção 1 p. 64-65 – com a atividade de classificação de gêneros e etc., 4- seção 2 p. 74-75 – utilizando letra musicada, para interpretação, comparação, reflexão etc.
De acordo com a classificação das atividades foram formados 4 grupos sendo que o maior foi o 1º, eles relataram que a atividade era viável, e interessante e que a maioria disseram que os objetivos foram alcançados, porque tal atividade é uma realidade próxima ao aluno e foi trabalhado nas séries de 5ª a 8ª, destacaram que as dificuldades seriam a ortografia, a falta de alunos e até mesmo tempo. No grupo 2, a cursista relatou que não sentiu dificuldades em realizar a atividade “segui as orientações do avançando na prática”, segundo ela, seus objetivos foram alcançados com sucesso, pois os alunos participaram com êxito e após a atividade a elogiaram dizendo: “professora foi muito legal essa atividade, gostei muito a gente aprendeu muito”, a atividade foi realizada oralmente, sendo que a turma toda participou. O grupo 4 iniciou a atividade mas não finalizou até o término do encontro.
Os professores destacaram algumas dificuldades como: problemas de ortografia, uso incorreto dos verbos, falta de interesse, e o próprio tempo, devido ser o período avaliativo em suas escolas, outros não realizaram sua atividades com os alunos, porque a escola em que trabalham estava interditado e sem previsões das aulas serem iniciadas, mas planejaram suas atividades.
Durante a exposição das experiências pude perceber que os cursistas mostraram estar muito animados com o curso, devido as atividades serem aplicáveis as séries que trabalham e por ofertarem a eles a possibilidade de mudanças, para que a educação seja elevada em nosso município, já que o TP3 em estudo, traz embasamento teórico e sugestões de trabalhos práticos. Um fato positivo que considerei foi que, alguns professores me procuraram para tirar dúvidas e auxiliar-los nas atividades que escolheram, no avançando na prática, achei positivo porque demonstraram confiança e respeito pelo meu trabalho, consegui auxiliar-los sem nenhum problema, outro fato interessante foi que os professores debateram entre si sobre os assunto em estudo e possíveis soluções para deles.
A seleção das atividades foram feitas a partir do nível dos alunos, ou seja, a série e também associado a algum tópico de currículo (conteúdo). Com relação ao texto biográfico foram criados roteiros de atividades para obtenção de dados referentes a pessoa que seria traçada a biografia. Durante a observação das atividades realizadas pelos alunos de um cursista percebi que eles não tinham realizado corretamente a elaboração do texto biográfico, pois o texto não possuía nenhuma estrutura e nem elementos que compõem um texto biográfico, porém em seu relatório o professor descreveu suas dificuldades e facilidades, mas não destacou em nenhum momento tal problema em outro caso parecido a professora veio até mim e mostrou um texto que os alunos haviam feito perguntou se o texto dos alunos poderia ser um texto biográfico, então eu perguntei a ela se o texto em questão estava parecendo com uma estrutura de texto biográfico e com o verbo na terceira pessoa, ela observou por alguns segundos e disse que não se encaixava e aceitou meus argumentos e resolveu refazer com seus alunos. Quanto as demais atividades ocorreram tudo bem sem problemas, apenas dúvidas que foram selecionadas e esclarecidas antes da aplicação.
Acredito que os cursistas estão empenhando-se a desenvolver as atividades, mesmo com erros e acertos porque perceberam que a educação precisa de mudanças, estratégias e quem pode fazer ou aplicar somos nós, os educadores.
No quarto momento, trabalhamos a proposta de atividades, a qual trabalhamos com 2 textos propostas pelo GESTAR II encontrado no TP3 p. 192 – 1º Texto: “ Texto retirado de uma noticia de jornal e o 2º p. 193 com o texto: Bom dia o planejamento de atividades de leitura, produção e interpretação de textos, visando a análise caracterização e classificação dos gêneros textuais que tais textos realizaram. Para realização dessa tarefa dividimos a turma em 4 grupos de 6 e fizemos o sorteio dos textos para cada equipe os trabalhos. Já definidos e orientado os grupos começaram elaborar suas atividades e orientado os grupos começaram elaborar suas atividades com a discussão do assunto, as possibilidades e analise do que o texto poderia proporcionar. Neste período, Eu como formador, auxiliava e orientava os grupos com comentários, questionamentos e etc. Cada grupo criou as suas atividades:
Os grupos 1 e 2 ficaram com o texto 1: “Noticia retirada de jornal” p. 192 do TP3. Os grupo 3 e 4 com o texto 2: “Bom dia”, as atividades seguem em anexo.
As equipes criaram as atividades, em seguida apresentaram ao grupo, o resultado das discussões. Sempre que necessário eram feitos intervenções com comentários sobre atividade e o tema.
Ao final da oficina houve uma avaliação oralmente onde os cursistas fizeram sua avaliação do momento, mostrando-se satisfeitos com a oficina.
Na última etapa foi comentada sobre a atividade seguinte.
Santa Izabel do Pará, 30-04-09

ANEXOS
GESTAR II-SANTA IZABEL DO PARÁ - LÍNGUA PORTUGUESA - FORMADORA: PLÁCIDA BARROS
Oficina 5: unidade 10 doTP3 – P. 192

TEXTO: POEMA TIRADO DE UMA NOTÍCIA DE JORNAL
Roteiro de atividades do grupo 1
Atividade 1 = Leitura
· Fazer uma leitura dramatizada do texto
Atividade 2 = Interpretação oral
· Falar o que chamou a atenção e a curiosidade dos alunos
· Comentar o que a dramatização foi feita a partir de uma noticia de jornal e que Manuel Bandeira transformou-a em um poema.
Atividade 3 – Cópia do poema;
Atividade 4 = Interpretação escrita;
Atividade 5 = Produção textual;
· Escrever um texto em prosa com base no texto lido.
Autores (Ana Lúcia, Antonia Viana, Nazaré Pinto, Maria Valdineide e Selma Lima)
Roteiro de atividades do grupo 2

1- leitura do poema
2 - Interpretação do texto com as seguintes questões:
a) João gostoso era um homem do povo, podemos identificar isso pelos signos utilizados por Manuel bandeira na produção do texto. Identifique alguns desses elementos e os justifique.
b) O texto pertence a qual gênero textual?Explique.
c) Apesar de ser um texto literário, o poema apresenta marcas de prosaísmo. Identifique-as
d) De acordo com o poema, identifique a idéia principal.
e) O texto apresenta um contra-senso no comportamento de João, qual é?
f) Qual a função comunicativa do adjunto adverbial “num barraco sem numero”?
g) Explique o uso dos tempos verbais do texto: pretérito imperfeito e perfeito
h) Por que João gostoso tinha essa alcunha?
i) Explique a escolha lexical do substantivo “barraco” no sintagma “num barraco sem número”. “Atirou”.
j) Por que o poema é modernista?
3 – transformar o texto poético em prosa.
4 – leitura do texto produzido pelo aluno
Autores (Domingos Bruno, Janete Cristina, Márcia Cristina e Maria Luiza)

Oficina 5: Unidade10 do TP3- p.193
TEXTO: BOM DIA

Propostas de atividades do grupo 3
1º Momento - Ouvir a música;
2 º Momento : Formar grupos de alunos para fazer a leitura das estrofes;
3 º Momento: Observar a estrutura da música (estrofe, verso...)
4 º Momento: Identificar e pesquisar os compositores da música;
5 ° Momento Interpretação:
· Falar sobre a realidade da maioria dos brasileiros mostrado no texto;
· Relacionar o texto com o leitor;
· Comentar a 3ª estrofe da música;
6º Momento: Produção de texto:
· Transformar a canção em uma narrativa em prosa.
Autores (Claudinéa, Ediléa, Fernanda, Ivaneide e Odinéia)

GESTAR II – Língua Portuguesa – Santa Izabel do Pará- PARÁ
3º Encontro Presencial –30/04/09- Formadora - Plácida Cristina Santos Barros
2ª - Oficina de Estudo 1- 04 horas

Esta foi a segunda oficina de 4 horas do dia 30-04-09, realizado das 13:00 às 17:00 horas, denominei esta oficina como “Oficina de estudo”, porque achei necessário, devido algumas dúvidas e também porque os professores necessitavam de orientações, já que alguns sentiram-se confusos e também não tiveram tempo para realizarem atividades com seus alunos devido período avaliativo em suas escolas, então, aproveitamos para fazer um estudo coletivo das unidades 11 e 12 do TP3.
Iniciamos com a reflexão de um texto escrito “Bomba d’água”. A cursista Ivaneide leu a mensagem e abrimos a discussão ao grupo sobre a mensagem.
No segundo momento, dividimos a turma em seis grupos para podermos trabalhar cada seção das duas unidades em estudo, feito isso, partimos para o sorteio dos temas das seções. Cada grupo deveria explanar o tema sorteado e também apresentar uma atividade criada por eles ou explorar o avançando na prática, a opção era do grupo. Durante esta atividade, Eu ia até os grupos tirar as dúvidas, levantar questionamentos, observar o desempenho dos componentes e contribuir com comentários sobre o assunto.
O terceiro momento se deu com a exposição e socialização das atividades realizadas pelos grupos. Durante a exposição, os componentes também falaram o motivo pelo qual escolheram ou elaboraram suas atividades, a maioria dos grupos trabalhou com o avançado na prática, pois eles consideraram as propostas muito boas e que poderiam ser aplicados com sucesso nas salas com seus alunos, outros tiveram outras propostas como veremos em anexo.
No quarto momento trabalhamos com uma avaliação da oficina, os cursistas consideraram importante porque puderam realizar todos os avançando na prática das unidades 11 e 12 do TP3 e com isso obter mais informações para incrementar suas atividades. Eu particularmente achei importantíssima porque os professores puderam observar, avaliar e estudar as propostas das unidades em estudo, pois foram citadas as séries e algumas metodologias que poderiam ser aplicadas e que posteriormente os cursistas iriam escolher uma para realização da lição de casa 2 do TP3.
No último momento, trabalhamos as informações do próximo encontro e um breve comentário da atividade seguinte.
ANEXOS
GESTAR II – Língua Portuguesa – Santa Izabel do Pará
OFICINA DE ESTUDO 1 – TP3 – Unidade 11 e 12.
GRUPO I
Unidade 11 – seção 1: Seqüências tipológicas: descrição e narração.
Atividade I: Comentário sobre as seqüencias tipológicas: descrição e narração.
Atividade 2: Apresentação de uma dinâmica (jogo) do TP3 – Avançando na prática-p.109
Grupo: Antonia Viana, Maria Valdineide, Nazaré Pinto e Selma Lima.

GRUPO II
Unidade 11 – seção 2: Seqüências tipológicas – Os tipos injuntivo e preditivo.
# Atividade 10 – O tipo preditivo.
Essa atividade poderá ser realizada nos seguintes momentos:
1º = Os alunos trarão de casa exemplos de textos como: horóscopo, convites de aniversário e colarão no caderno.
2º = Será feita a leitura dos textos, a identificação do público alvo, ou seja, a quem é dirigido esse tipo de texto, e em que veículos de comunicação costumam aparecer;
3º = Após a leitura, destacar os verbos que aparecem no texto e identificar o tempo verbal em que estão conjugados;
4º = Dizer aos alunos o que é um texto preditivo;
5º = Produção de um texto com características preditivas.
Obs: Essa atividade pode ser trabalhada em turmas de 5ª a 8ª séries.
Grupo: Ediléa Idée, Fernanda Silva, Ivaneide da Silva e Odinéia Fernandes.

GRUPO III
Unidade 11 – seção 3: Seqüências tipológicas: O tipo dissertativo.
Roteiro da Atividade
1º Passo = Analisar uma imagem (foto) qualquer.
2º Passo = Discutir com os alunos a oralidade dos textos descritivos e narrativos.
3º Passo = Propor aos alunos que produzam um texto utilizando a descrição e a narração.
4º Passo = Para finalizar, produzir um texto dissertativo, contendo características de textos descritivos e narrativos.
AVANÇANDO NA PRÁTICA p.124
Operários
Todos os dias, um grupo de operários saem para seu trabalho.
O local é constituído por construções que se vê aos poucos, sendo arrumados e lapidados a cada dia.
O trabalho dos operários é árduo e, muitas vezes o salário não é compensador, sem contar com o risco que esses trabalhadores correm em ter que subir e descer escadas longas, carregando blocos de tijolos ou massa, sem contar também com o enorme esforço físico. Contudo, o trabalho trás satisfação, embora tenha obstáculos, só o fato da cooperação coletiva e do exercício corporal e mental já é compensador.
Grupo: Ana Lúcia, Claudiene Barbosa e Laíce Rosa.
GRUPO IV
Unidade 12 – seção 2: Seqüências tipológicas em gêneros textuais
Roteiro da atividade
Avançando na pratica p.162-163
Tema: Trabalho
1º momento: Abordagem do tema pelo professor.
2º momento: O professor deve sugerir a elaboração de convites, com textos adequados à situação social do convidado, como: convite, carta, bilhete, oficio e etc.
3º momento: Enviar os textos aos respectivos convidados, como: um diretor administrativo de alguma empresa ou órgão governamental, um dono de mercadinho da comunidade próxima a escola e um aluno de outra turma.
4º momento: Elaboração de roteiro de entrevista para os convidados.
5º momento: A realização da entrevista.
6º momento: Socialização
7º momento: Fazer uma reflexão sobre os gêneros textuais, suas diferenças e semelhanças, sobre o uso da modalidade escrita e oral nos textos, sobre o relacionamento social que se estabeleceu entre os interlocutores, trabalhando a língua formal e informal.
Grupo: Janete Cristina, Márcia Moraes e Maria Luiza.

GRUPO V
Unidade 12 – seção 3: A intertextualidade entre gêneros textuais.
Roteiro de Atividade
1 - Caracterizar o gênero: receita culinária.
2 – Produção da transposição do gênero textual.
Receita do Professor ideal
v Ingredientes:
- Inteligência (2ml)
- Tolerância (1 colher de sopa)
- Dinâmica (1 colher de chá)
- Carisma (1 colher de chá)
- Compromisso ( 1 colher de sopa)
v Modo de preparar:
Coloque 2 ml de inteligência em banho – Maria. Acrescente 1 colher de chá de carisma e outra de dinâmica, mexa sem sentido horário até doirar e reserve essa mistura. Em outro recipiente, misture uma colher de sopa com compromisso e tolerância. Bata no liquidificador até ficar consistente. Despeje a massa num refratário untado com azeite do Porto e coloque os ingredientes da panela por cima. Leve ao forno por 15 minutos.
v Sirva quente.
v Rendimento: porção para 25 alunos.
Grupo: Domingos Bruno, Fernando França e Soraya Feitosa

Santa Izabel do Pará, 30/04/09, Pará.
Plácida Cristina Santos Barros

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