quinta-feira, 18 de junho de 2009

Oficina 7 - TP4 -Unidade 14 - Cidadezinha Qualquer.

GESTAR II – Língua Portuguesa – Santa Izabel do Pará-PA
5º Encontro Presencial: 25/05/2009 - Formadora – Plácida Cristina Santos Barros
Oficina 7 da Unidade 14 – TP 4 – 4h
O encontro ocorreu na Escola Guilherme Mártires das 13:00 às 17:00 h, do dia 25-05-09, numa segunda-feira, começamos com a análise de uma mensagem com o título “Aranha”, a cursista Maria Valdineide Leu a mensagem, em seguida a turma fez as considerações a respeito dela.
Partimos para o segundo momento da oficina 7 do TP 4 – GESTAR II – Língua Portuguesa, aqui analisamos alguns textos como: “Diferentes concepções de língua na prática pedagógica” (Maria Luiza Monteiro Salles Coroa,1999), “Letramento e oralidade no contexto das práticas sociais e eventos comunicativos”(MARCUSCH, 2001,p.23-50) e “Leitura, produção de texto e a escola” ( Matencio,1994) , a turma foi dividida em 4 grupos, para fazerem uma breve leitura e comentários, para podermos discutir sobre o que seria o letramento, para sistematizar e aprofundar as reflexões sobre o letramento e sobre o processo de leitura. Neste momento foi levantado o questionamento de como o texto deve ser trabalhado em sala de aula, respeitando o pensamento do aluno, observando o aspecto social em que ele se insere, e também, que o conhecimento prévio é muito importante no desenvolvendo da produção textual.
Em seguida fizemos a socialização da lição de casa realizada pelos cursistas, “os avançando na prática” utilizado por eles foram os seguintes: da unidade 13, 1 – seção 1: O letramento p.31 que envolvia a observação do meio ambiente do aluno, desenvolvimento de atividades de escrita e análise lingüística. 2- seção 2:Letramento e diversidade cultural, p. 41- falar sobre uma festa que acontece em sua cidade. 3 – seção 3: Conhecimento prévio e atividade de leitura e escrita, p.50-51, planejamento de um texto sobre o tema diversidade cultural: festas. Da unidade 12, 4- seção 1: Onde está o significado do texto? P.80, nesta atividade o aluno vai falar sobre o seu bairro e fazer uma redação para convencer a fazer alguma coisa para melhores no bairro...,e 5- seção 3: conhecimentos prévios interferem na produção de significado do texto?, que trabalha o poema “cidadezinha qualquer” de Carlos Drummond de Andrade, p. 97.
Neste momento os cursistas citaram que seguiram o material ofertado pelo GESTAR II, escolhendo o avançando na prática que iria trabalhar com seus alunos, pois o mesmo estava acessível à realidade local, Santa Izabel do Pará, então não fizeram modificações. No 1, os alunos fizeram uma pesquisa no bairro, observando os escritos nas lojas, supermercados, nas faixas que continham anúncios de festas dançantes,e etc, e em sala desenvolveram as atividades das montagem dos textos em cartazes. O 2, foi trabalhado pelos professores que moram na Vila do Americano, distrito de Santa Izabel do Pará, lá acontece a tradicional festa da tapioca, onde são feito vários pratos com esta iguaria, tem danças típicas, vendas de comidas típicas e etc. O 3, um grande número de cursista escolheu esta atividades, pois segundo eles a escolha desta seção é pelo fato da mesma enfatizar o conhecimento a respeito das diversas culturas existentes na sociedade brasileira, onde todos estão inseridos no contexto, favorecendo o exercício da leitura e escrita, outro motivo da escolha foi porque coincidiu com as festas juninas realizadas pela escola ou pela comunidade, já que todos os anos esse período e muito festejado, então isso facilitou o desenvolvimento desta atividade, os alunos confeccionaram convites, textos, et. No 4 e 5, foram trabalhados sobre os, as cidades, o lugar onde vivemos, aqui pode-se ver os problemas, as dificuldades que o crescimento populacional desordenado causa, enfim, sobre as cidades.
Os cursistas disseram que foi muito positivo trabalhar com as atividades mencionadas acima, e teve como pontos positivos o interesse do aluno, a participação, o conhecimento prévio sobre as festas realizadas na cidade, nas escolas e nas comunidades. Mas também houve problemas como a falta de tempo para execução das atividades, semana avaliativa, desorganização e incoerência em alguns textos, problemas de ortografia. Uma cursista citou “vale ressaltar que a aprendizagem é um processo e que caminha para um melhor aperfeiçoamento” (Ana Lúcia), então, vamos seguindo tentando resolver ou amenizar os problemas. De que forma? Estamos em busca, por isso precisamos trabalhar juntos, para tornar a educação mais prazerosa.
No quarto momento, trabalhamos o poema “Cidadezinha Qualquer”, primeiro dividimos a grupo por série que cada um trabalhava, eles iriam planejar uma forma de exploração do poema, com perguntas, atividades escritas ou orais, com seus alunos, observando o avançando na prática da p.97-99. Depois de planejada e discutida pelo grupo, eles socializaram com o grupão, não houve muitas intervenções, apenas comentários referentes a atividade proposta, como sugestões. Através dessa proposta o grupo e o formador seriam avaliados pelos demais do grupão.
No quinto momento, foi feita uma avaliação oral do momento, os cursistas disseram ter gostado do momento, porque serve como troca de experiências, ou aperfeiçoamento de alguma técnica que o professor já possuía. Quanto a elaboração, não difícil, pois o grupo foi eficiente com ajudas mútua facilitando o desenvolvimento da atividade. O formador foi ativo, passava nos grupos dando orientações ou tirando dúvidas referentes a algum assunto ou atividade. O tempo e o espaço foram bons, pois houve um planejamento prévio o espaço, era bem amplo e arejado, facilitando e contribuindo para um bom desempenho das equipes.
No último momento, fizemos um rápido comentário sobre as atividades seguintes do próximo encontro.
Segue em anexo as atividades desenvolvidas pelos grupos durante a oficina.
Santa Izabel do Pará-PA, 25/05/2009
Formadora: Plácida Cristina Santos Barros


ANEXOS
GESTAR II – Língua Portuguesa – Santa Izabel do Pará-PA
5º Encontro Presencial: 25/05/2009 - Formadora – Plácida Cristina Santos Barros
Oficina 7 da Unidade 14 – TP 4 – 4h
POEMA: “CIDADEZINHA QUALQUER”
Casas entre bananeiras
Mulheres entre laranjeiras
Pomar amor cantar.

Um homem vai devagar
Um cachorro vai devagar.
Um burro vai devagar.
Devagar... as janelas olham

Eta vida besta, meu Deus.
ANDRADE,C.D. de poemas.Rio de Janeiro: José Olympio,1959.p.165

ROTEIRO DE ATIVIDADES

As atividades a seguir são referentes ao poema acima:

Grupo: 5ª série
Tema: Cidade
Objetivos:
· Fazer a relação do texto com a própria cidade do aluno.
· Identificar a classe dos substantivos no poema.
· Reconhecer o ambiente que eles vivem (rural – urbano).
· Diferenciar o mundo das grandes e pequenas cidades.

v METODOLOGIA
· Leitura e entendimento dos alunos relacionado a cidade – ontem/hoje;
· Contextualização do poema com a biografia e sentimento do autor.
· Análise do texto para o reconhecimento dos substantivos.
· Intertextualidade com o tema “cidade” para dar melhor subsídio para a produção textual.
· Produção de texto:
ü Redigir um texto descritivo sobre sua cidade.
ü Criação de um poema relacionado a sua própria cidade.
ü Leitura e comentário dos textos produzidos pelos alunos.
Grupo: Antonia Viana, Cleide Janaina, Jamira Helena e Maria Valdineide.

GRUPO:6ª série

v METODOLOGIA

ü A aula ocorrerá de forma expositiva e dialogada reflexivamente sobre o gênero poema, levando ao conhecimento do aluno os elementos que constituem esse gênero e a sua função no desenvolvimento cognitivo do discente.
ü Logo após, o professor apresentará o poema musicado do CD (Homenagem aos cem anos do poema Carlos Drummond de Andrade).
ü Em seguida ocorrerá a socialização, visando uma análise estética do poema.
ü Depois o aluno fará uma releitura do poema, por meio de pintura, música e produção textual, abordando a temática similar ao poema estudado.
Grupo: Marcele Cunha, Regina Cravo e Selma Lima.

GRUPO:7ª série

v METODOLOGIA:
· Num primeiro momento o professor irá ler o poema para seus alunos. Logo em seguida será aberto uma discussão sobre as diversas interpretações com base no texto lido.
· Debate.
· Após a leitura e a interpretação do poema Carlos Drummond de Andrade será proposto uma produção textual, na qual o aluno fará relação entre o ambiente urbano e o ambiente rural.
· Debate (júri simulado)
ü A turma será dividida em dois grupos, cada grupo deverá ficar responsável em defender em qual ambiente (urbano ou rural) é melhor de se viver.
ü O aluno deverá defender seu espaço com argumentos bem convincentes.
OBS: Com relação ao conteúdo, este tema dá para trabalhar em todas as séries (5ª a 8ª série).

Grupo: Dayane Cecim, Fernanda Silva, Márcia Moraes e Odinéia Fernandes


GRUPO: 8:ª série
v METODOLOGIA
A aula será sistematizada nos seguintes passos:
1º momento: será mostrado somente o título do texto para que os estudantes formulem hipóteses sobre a temática do texto.
2º momento: leitura coletiva do poema.
3º momento: pedir aos alunos que pesquisem a biografia do autor.
4º momento: fazer abordagem sobre a análise da língua: figuras de linguagem.
5º momento: Identificar as figuras de linguagens presentes no poema.
6º momento: Produção textual, baseado no texto de Carlos Drummond de Andrade, produzir um poema sobre a sua cidade.

Grupo: Claudiene Barbosa, Ivaneide Ferreira, Laíce Rosa e Soraya Feitosa.

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