quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Oficina de Estudo III: Proposta de análise do Filme “Quem quer ser um milionário?

GESTAR II – Língua Portuguesa – Santa Izabel do Pará
Formadora: Plácida Cristina Santos Barros
8º Encontro Presencial: 13-08-09: 4 horas – Tarde.
Oficina de Estudo III: Proposta de análise do Filme “Quem quer ser um milionário?


Este foi o segundo momento do 8º encontro presencial do GESTAR II – Língua Portuguesa, em Santa Izabel do Pará, iniciou-se as 13:00 horas, aqui trabalhamos como o filme “Quem quer ser um milionário?” de Danny Boyle.
Iniciamos com a mensagem eletrônica “o furo no barco”, lida pela cursista Ivaneide Ferreira, sua principal mensagem era para fazermos algo sem se importar para quem seja e para fazermos nosso trabalho com amor e dedicação sem esperarmos recompensas.
Em seguida fomos assistir ao filme. Os cursistas deveriam atentar para a temática do filme, que problemas os personagens enfrentavam, em relação a sociedade,família e outros?
Após a exibição do filme, fizemos um grupão para comentarmos o filme, repassando as impressões que o filme produziu, cada um falou a parte que lhe chamou a atenção, desde o cômico até o mais profundo, o sério, pois o filme nos transmite a luta pela sobrevivência, o caminho reto, do trabalho honesto longe das drogas, mas também o caminho das falcatruas, drogas, assassinatos, etc.
Finalizado este momento, dividimos a turma em dois grupos. Cada grupo iria fazer um plano de aula para uma determinada turma, baseado no filme “Quem quer ser um milionário?”, eles iriam discutir o filme entre si e qual a melhor proposta para aplicar aos alunos das turmas escolhidas e depois haveria uma apresentação e socialização do plano de aula produzido.
Avaliamos o momento e falamos sobre sugestões para os próximos encontros. Terminamos o encontro as 17:00 hs. Sem mais no momento termino por aqui.
Santa Izabel do Pará, 13 de agosto de 2009.

ANEXOS

ROTEIRO DE ATIVIDADES
GRUPO 1

Aula sobre o filme “Quem quer ser um milionário?”
Público Alvo: 8ª série
Roteiro da Aula
1º momento: Assistir ao filme;
2º momento: Promover debates sobre as temáticas que envolvem o filme;
3º momento: Prática de produção textual:
 Narração em 1ª pessoa.
 Dissertação.
Componentes: Claudinéa Wanzeller, Ivaneide Ferreira, Jamira Helena, Márcia Moraes, Odinéia Fernandes e Soraya Feitosa.

GRUPO 2
Aula sobre o filme “Quem quer ser um milionário?”
Público Alvo: 8ª série
Roteiro da Aula
1º Passo:
Exibição do filme;
2º Passo:
Solicitar que os alunos construam a sinopse do filme e façam relação com o seu cotidiano.
3º Passo:
Promover um debate na turma: - O Salim, na sua opinião, foi vítima de uma condição social ou se prevalecia de sua condição para mostrar a falta de caráter?
4º Passo:
Que outro desfecho você daria para o filme “Quem quer ser um milionário?”
Componentes: Ana Mª Andrade, Antonia Viana, Cleide Janaína, Maria Luiza, Maria Valdineide e Nazaré Pinto.

Veja e encarte do filme:

Nenhum comentário:

Postar um comentário