segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Oficina 8 da unidade 16 – TP 4 (Leitura e processos de Escrita I)

  Gestar II - Língua Portuguesa - Santa Izabel do Pará-PARÁ

  7 º Encontro Presencial - 24/06/09- Formadora - Plácida Cristina Santos Barros

  8 Unidade da Oficina 16 - TP 4 (Processos de Leitura e Escrita I) - 04 horas

  O 7 º encontro presencial ocorreu novamente na Escola MEFProf. Guilherme Mártires, escola oficial dos encontros do Gestar II - Língua Portuguesa, no Município de Santa Izabel do Pará, no dia 24-06-09, das 13:00 às 17:00 hs. Nesta oportunidade Trabalhamos com uma oficina 8 da unidade 16 do TP4 (Processos de Leitura e Escrita I), fechando mais um módulo do curso.
  Começamos com uma mensagem eletrônica "A história do lápis", esta mensagem foi lida e comentada pelos CURSISTAS fazendo alusão a "nossa vida".
  No segundo momento, fizemos uma explanação dos temas êáôÜøõîçò Devido os mesmos terem Sido abordados na oficina de Estudo II, realizada no dia 09-06-09. Em seguida formamos grupos de acordo com os escolhidos avançando na prática e eles Desenvolvidos por.
  Os primeiros grupos ficaram com uma unidade 15 - "Mergulho no texto", o 1 º Grupo 1 ficou com um seção: Por que e para quê perguntar, p.124, com o texto da Ruth Rocha - "Admirável Mundo Louco", uma Perguntas Qual seria criado a partir do texto, análise e etc o grupo 2 e 3 seriam secção da 2: Como chegar a estrutura do texto? p. 125-134, o 2 seria o avançando na prática da p.131 com o texto "Nossas Cidades" haveria uma qual uma apresentação desordenada dos parágrafos e os alunos teriam que observar e ordena-los corretamente. O 3 seria da p. 133 com a continuação Diário de um (camping), neta atividade os professores CURSISTAS que OPTARAM por ela, fizeram uma adaptação sendo que o diário seria feito de momentos da vida do estudante, de seu dia.
  O 4 º eo 5 º grupo utilizou das atividades da unidade 16: A produção textual: Crenças, fazeres e Teorias, um com 1 seção: Escrita, crenças e teorias, com o avançando na prática da p. 172-173, aqui os alunos não escreveriam um papel momento Sua Vida acontece em que. Nesta atividade a professora Desenvolveu sua atividade da seguinte maneira: falou sobre atividades rotineiras do dia-a-dia, das atividades que gostariam de fazer e outras que temos que fazer. Depois os alunos escreveriam não gostariam que o papel de fazer naquele momento, passariam em seguida é fazer dobraduras de barquinho de mãos em mãos, cantando uma música do barquinho e parasse onde o aluno lia o papel que tinha em mãos e os demais adivinhar de tentariam quem era. No final, seria proposta uma produção de texto. E o 5 º grupo ficou com uma seção 3: A Escrita e seu desenvolvimento comunicativo, p. 194-196, com esta atividade foi desenvolvido uma reflexão do texto, produção de texto, produção de cartas argumentativas e etc
  Os CURSISTAS relataram suas experiências no Desenvolvimento das atividades, destacaram seus pontos positivos, negativos e dificuldades. Alguns citaram dificuldades na Ortografia, Coesão, Coerência falta de paragrafação, dificuldades na formulação de perguntas, entre outros. Como pontos negativos Tiveram uma falta de atenção dos alunos, a falta de tempo para o desenvolvimento das atividades. Mas também houve pontos positivos, como por exemplo, o crescimento significativo não aprendizado dos alunos e também uma participação dos alunos nas atividades, mesmos que estes tenham que fazer uma re-escritura, re-estruturação ou até mesmo a reprodução de textos.
  Segundo os professores, como atividades propostas pelo Gestar II-Língua Portuguesa são compatíveis a realidade de nossos alunos e dos professores Próprios, com isso, facilmente de Serem aplicadas em sala de aula.
  Após esta etapa de socialização e discussão das atividades realizadas pelos CURSISTAS, desenvolvemos uma atividade proposta pelo TP4, p. 120-121. A turma foi dividida em 3 grupos. A cada grupo foi dada uma Xerox da p. 220 para desenvolverem posteriormente como atividades em grupo.
  OS PASSOS QUE OS CURSISTAS teriam que seguir da Atividade 1 da oficina 8 da unidade 16 do TP4, p.121:
  a) Examinar uma imagem da página 120 do TP4, Cujo desenho foi Baseado em um anúncio de uma fundação estadunidense que obtêm resultados com Crianças que Vivem em bairros de periferia. O que acha que significa a imagem?

  b) em grupo, redigir um pequeno texto de propaganda, relacionada uma interpretação da imagem que fizeram. O texto será publicado em jornais e revistas e Deverá Exercer Função apelativa, de persuasão.

  c) Pense nos seus alunos. Adapte essa tarefa para que façam como enguias em sala de aula: desde o planejamento até a apresentação aos colegas, passo a passo, considere a série eo (s) objetivo (s).

  d) em Crie uma 2 ª aula que vão escolher uma profissão que acham legal e vão escrever uma carta a um profissional explicando que querem saber sobre a profissão, por que querem saber, o que acham nesta profissão jurídica, e perguntando sobre o que faz Durante seu dia de trabalho, como precisa se preparar, etc

  e) E por fim o planejamento Apresentar aos colegas de oficina.

  Os grupos analisaram e observaram uma imagem sobre o que ela queria repassar. Em seguida produziram um texto utilizando de propaganda como gravuras que não receberam inicio da atividade, fazendo um cartaz e em seguida apresentaram aos colegas de curso. As atividades seguem em anexo.
  Com esta oficina fechamos mais um TP, também demos uma pausa por causa das férias escolares, em ritmo de São João nos DESPEDIMOS desta primeira etapa do curso Gestar II - Língua Portuguesa em Santa Izabel do Pará, com o intuito de voltarmos no dia 13 -- - - - - - 08-09, para seguirmos em reta final.
  Confesso que estou um pouco preocupada, porque alguns professores não estão entregando suas atividades assiduamente, mas REGULARMENTE freqüentam o curso, infelizmente não me procuram Atitude para comunicar tal. Mas os que fazem suas atividades, digo que estou muito satisfeita porque vejo que há Empenho e dedicação, mesmo sabendo que não é fácil conciliar a nossa vida de trabalho, dona de casa, mãe ou pai, enfim, mas o sucesso muita das vezes nos Requer suor, trabalho, dedicação, e por que não desespero em querer ser "perfeito", ou até mesmo ou Lágrimas de felicidade ou de tristeza, seja lá qual for uma situação.
  O Gestar II, já modificou a minha vida, pois Pessoa Hoje me sinto um Capaz de lutar contra Meus próprios anseios, sei que na nossa vida profissional devemos derrubar alguns leões que nos atormentam ou nos deixam incapazes, seja por medo ou dificuldades que insistem em cruzar nossos caminhos. Só podemos vencer se realmente aceitarmos que somos Capazes e acreditarmos que temos nossas armas e que elas estão guardadas apenas esperando o momento certo de Serem usadas. Portanto, devemos Enfrentar os maiores desafios acreditando que iremos vencer, com uma ajuda de Deus, de nossos familiares, de amigos e por que não de nossos inimigos? Já que as enguias também nos fazem crescer mesmo sem saber que Através deles procuramos ser sempre fortes, mesmo que seja de Faixada, até chegarmos lá de verdade. Sem mais momento, termino aqui meus questionamentos.



  Anexos

  A partir deste material OS CURSISTAS Desenvolveram seus trabalhos:






  Grupo 1
  (Fernanda Silva, Ivaneide Ferreira, Márcia Moraes e Odinéia Fernandes)

 

  Imagem - Atividade 1

  a) A imagem tem um significado importante para os futuros Cidadãos, pois se estas crianças moram na periferia, são crianças carentes e elas PRECISAM de apoio moral, social para que elas se tornem bons profissionais e não bandidos. Mas, dentre as profissões Mostradas O que nos chamou muito atenção foi que não mostra uma figura, todos professor que formar esses profissionais.

  ROTEIRO DA AULA

  1 º Passo: O professor dara aos alunos com imagens variadas profissões.
  2 º Passo: Pedir aos alunos que escolham uma profissão e façam uma pesquisa. Após uma pesquisa fazer uma exposição oral.
  3 º Passo: Após o relato da pesquisa oral, pedir aos alunos que escrevam uma carta para profissionais em exercícios para saber mais sobre a profissão escolhidas por enguias.
  4 º Passo: Enviar cartas com pedindo o endereçamento correto para estes profissionais respostas,.
  5 º Passo: Escolher um aluno da sala de aula para ser o carteiro e fazer a entrega das cartas e trazer as respostas.
  6 º Passo: Observar o maior número de escolhas de tais profissões e escolher um profissional para dar uma palestra.
  7 º Passo: Como fazer um varal Expondo escolhas dos alunos, para que os outros alunos de outras séries POSSAM conhecer o sonho de cada um eo que cada profissional faz.
  8 º Passo: Produção de texto - Falar sobre a profissão escolhida.

 


Grupo 2
  (Antonia Viana, Maria Luiza Brito e Selma Lima)




  Atividade 1:
  a) A imagem nos repassa a idéia de:
  - Pluralidade de profissões;
  - Diversidade de etnias e culturas;
  - Que tem Sonhos como crianças para o futuro;
  - Novos colaboradores da sociedade;
  - Perspectiva de melhor futuro;

  ROTEIRO DE ATIVIDADES

  Objetivo:
  Desenvolver nenhum aluno habilidades para pesquisa e estimular uma aptidão profissional.

  1 º Passo: Apresentar aos alunos várias gravuras sobre diversos profissionais liberais;
  2 º Passo: Pedir que examinem bem as imagens e descubra os significados;
  3 º Passo: OS Fazer Entrevista com colegas sobre a profissão escolhida;
  4 º Passo: Socializar com os colegas;
  5 º Passo: Convidar um profissional para realizar uma palestra;
  6 º Passo: Elaboração de perguntas pelos alunos;
  7 º Passo: Produção de pequenos textos referentes a profissões escolhidas




  Grupo 3
(Claudilene Barbosa, claudinea Wanzeller, Dayane Cecim, Marcele Cunha e Natasha Souza)



  ROTEIRO DA ATIVIDADE 1
  Assunto: Carta Gênero
  Série: 5 ª Tempo: 45 min.
  1 º Passo: Aula expositiva dialogada sobre o gênero carta;
  2 º Passo: área escolhida procurando saber tudo Pedir para os alunos redigirem uma carta (formal) da sobre o profissional para uma profissão.
  3 º Passo: De acordo com as profissões escolhidas o professor fará o papel de intermediador Carteiro () entre o aluno eo profissional.
  4 º Passo: Após a resposta de cada profissional, os Discentes iriam socializar com os colegas as respectivas respostas, se Expondo suas expectativas foram correspondidas.
  5 º Passo: Produção de cartazes explicando por meio de embasamento teórico o que cada profissão de fato significa.

  Assunto: Propaganda Gênero
  Série: 5 ª Tempo: 45 min.
  1 º Passo: Substituir as imagens das crianças por personagens de desenhos animados, por exemplo: Pica-pau Bob Esponja, Meninas Super Poderosas, Barbie, Espiãs, Tom e Jerry ...
  2 º Passo: Pedir que os alunos (dupla) identifiquem seu personagem preferido. Em seguida um um fará com cada docente a partir do personagem escolhido Produza uma propaganda de cunho educativo, com ênfase em questões sociais.
  Ex: As Espiãs (ajudar o próximo)
  Bob Esponja (companheirismo, trabalho em equipe)
  Observação: Esta atividade poderia ser feito em cartazes.
  3 º Passo: Pedir que exponham os Discentes para os colegas suas produções mostrando todo o seu poder de persuasão.
  4 º Passo: Fazer um leilão Cujo objetivo seria escolher uma produção mais persuasiva dos alunos. Estimulando assim o interesse pela aula e consequentemente pelo gênero ABORDADO.
  5 º Passo: Mostrar de forma clara e objetiva o que uma propaganda gênero está extremamente ligado ao dia-a-dia das crianças, desenhos animados, nos inclusiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário