segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Oficina de Estudo II das unidades 15 e 16 – TP 4 (Leitura e processos de Escrita I)

GESTAR II – Língua Portuguesa – Santa Izabel do Pará- PARÁ
6º Encontro Presencial -09/06/09- Formadora – Plácida Cristina Santos Barros
Oficina de Estudo das unidades 15 e 16 – TP 4 (Leitura e processos de Escrita I) – 04 horas

O 6º encontro presencial ocorreu novamente na Escola M.E.F.Prof. Guilherme Mártires, escola oficial dos encontros do GESTAR II, no Município de Santa Izabel do Pará, no dia 09-06-09 das 13:00 às 17:00 hs.
Iniciamos com uma mensagem eletrônica “A pedra”, a cursista Fernanda Silva leu a mensagem e em seguida abrimos para os comentários, a mensagem trazia o tema de como as pedras são usadas por diferentes pessoas, mostrando como uma pedra pode ser utilizada para diferentes situações, é claro que, fizeram associações a vida profissional.
No segundo momento, trabalhamos as seções das unidades 15 e 16 do TP4. A turma foi dividida em 6 grupos, cada grupo ficou responsável por uma seção, isso aconteceu por meio de sorteio, então, o grupo fez uma analise e discussão entre eles e depois fizeram uma exposição do tema ao grupão e apresentaram o “avançando na prática” da seção que lhes coube a um outro grupo de sua escolha, o objetivo dessa atividade seria uma simulação de como aplicar tal atividade na sala de aula com os alunos, o grupo podia fazer a adaptação que achasse necessária ou seguiria as metodologias sugeridas pelo TP4, em estudo. Após a aplicação nos grupos, fizemos um grupão para houvesse uma socialização e exposição das atividades desenvolvidas, onde os demais iriam avaliar e contribuir com sugestões para complementação das atividades ou até mesmo críticas construtivas. O roteiro dessas atividades está em anexo.
Finalizada a apresentação das atividades tivemos uma pequena pausa para o lanche.
No terceiro momento, trabalhamos com recortes de revistas (veja, viva mais...), trouxemos algumas propagandas e os cursistas já divididos em grupo aproveitando-os da atividade anterior, observavam as propagandas, após a observação pedi que um representante pegasse o recorte que quisesse, só depois da escolha é que revelei e explique o motivo. Destes comerciais os cursistas deveriam analisar alguns itens como a intencionalidade, formalidade, o público leitor, quem provavelmente escreveu?Qual o gênero apresentado no texto? Qual atividade poderia ser trabalhada com o texto escolhido? Qual o conteúdo?
Os textos escolhidos foram: “Esmiuçando”, de Millôr e “Arcelor” ambos da rev. Veja, 08-02-06, p. 24 e 37-38, “Pepsi Twist” e “Brahma” ( ver. Veja, 29-06-05, p. 6-7 e 20-21) e “Bom Bril”( rev. Viva). A análise seque em anexo.
Os grupos analisaram os seus textos e discutiram sobre os itens pedidos e após a discussão interna, houve socialização ao grupão, com a exposição da atividade. Durante o período de estudo a Monitora Plácida esteve auxiliando com dicas, explicações sobre intencionalidade, formalidade e esclarecimentos sobre o texto escolhido pelos grupos, todos os grupos receberam meu auxilio, seja com dúvidas, explicações ou até sugestões, etc. No final houve algumas sugestões para atividades, como, trabalhar com jornais do mesmo dia de diferentes empresas ( Liberal, Amazônia e Diário do Pará), jornais de grande circulação no Estado do Pará, e pegar a mesma matéria dos três jornais, para fazer uma análise sobre a intencionalidade, a formalidade e outros.
No quarto momento, fizemos uma avaliação da oficina, os cursistas se posicionaram dizendo ser uma ótima estratégia, pois é um bom momento para tirar as dúvidas mais complexas, pois existem momentos que apenas uma leitura não dá pra compreender certas metodologias e com um estudo como esse há possibilidades para compreensão e até mesmo a melhora da metodologia já que é uma simulação da atividade a ser realizada, isso do primeiro momento. Quanto ao segundo momento da oficina, os cursistas também acharam interessante, porque é uma atividade que pode ser desenvolvido em sala de aula com grande precisão.
Mediante tais atividades fechamos mais um encontro do GESTAR II –Língua Portuguesa, e Eu como monitora me sinto feliz , porque posso dizer que meus cursistas estão realizando suas atividades com sucesso, é claro que empecilho acontecem, mas são coisas que ao longo do trabalho podemos “tentar” resolver e se não conseguirmos, que possamos amenizar para que a educação seja um grande desafio vencido e que nós como agentes disso, sejamos recompensados e reconhecidos principalmente por quem ajudamos a crescer, que são os nossos alunos e por que não os seus familiares também, pois acredito que mesmo que não seja agora, mas um dia lembrarão de nós “professores” como alguém importante e necessário.
Encerramos nosso encontro às 17:00 hs com 12 cursistas presentes.

Santa Izabel do Pará 09 de junho d 2009.

Plácida Cristina Santos Barros





ANEXOS

1ª PARTE DA OFICINA – 09-06-09
ROTEIRO DAS ATIVIDADES DAS UNIDADES 15 E 16 DO TP4 (LEITURA E PROCESSOS DE ESCRITA I)

UNIDADE 15-MERGULHO NO TEXTO.

SEÇÃO 1: POR QUE E PARA QUÊ PERGUNTAR? P. 115-125

Texto: “Admirável mundo louco”
1- Perguntas sobre a autora do texto Ruth Rocha.
 Puxar pela memória dos alunos em relação a autora lembrando de alguns textos e personagens conhecidos ( O Marcelo, o Alvinho, a Gabriele, Os reizinhos)
2- Escrever o título do conto na lousa.
 O que pode conter em obra com esse título?
3- Ouvir as hipóteses dos alunos.
4- Fazer a leitura em voz alta do texto.
5- Ouvir o que eles querem dizer sobre ele.
6- Distribuir o texto para todos os alunos.
7- Sugerir que proponha perguntas sobre o texto para as respostas dos colegas. (grupo).
8- Pedir a cada grupo que faça a pergunta a turma e discuta a reposta dada.
9- Avaliação das perguntas pela turma:
 Ajudavam a entender o texto?
 Eram claras?
 Não tinham nada a ver com o texto?
10- O professor se achar necessário, pode fazer algumas perguntas aos alunos.
11- Interpretação escrita.
12- Produção de texto.
 Pedir que os alunos criem um texto com o tema: “O meu admirável mundo louco.”
Grupo( Antonia Viana e Maria Valdineide)


SEÇÃO 2: COMO CHEGAR A ESTRUTURA DO TEXTO? P. 125-134

Tempo: 02 aulas
1º momento: Boas vindas.
Observação:
 Comentário da professora falando de um diário.
 O que é um diário?
 Para que serve?
2º momento: Leitura do texto camping (xerocado) ou outros textos.
3º momento: Pedir para que os alunos escrevam um diário, contando tudo que acontecerá amanhã, do acordar ao dormir, não esquecendo de trabalhar coerência (seqüencia).
4º momento: Depois dos trabalhos prontos, pedir que os alunos leiam para a classe para que os colegas conheçam a história de cada um.
5º momento: Fazer um mural nas dependências da escola e colocar os trabalhos produzidos pela classe para que os outros alunos também tenham acesso à leitura.
Grupo; (Ivaneide Ferreira)

SEÇÃO 3: QUANDO QUEREMOS APRENDER. P.134-143

ATIVIDADE 11

“A expansão da pobreza nas cidades”
1º momento: leitura silenciosa e individual;
2º momento: leitura em voz alta;
3º momento: socialização da leitura (levantamentos sobre as causas e as conseqüências positivas e negativas da expansão da pobreza nas cidades);
4º momento: Produção textual-resumo;
5º momento: Intertextualidade com textos literários;
Sugestões:
 “A educação pela pedra” – João Cabral de Melo Neto
 “O cortiço” – Aluízio de Azevedo;
 “O navio negreiro” – Castro Alves;
 “Antologia Poética” – Ferreira Gullar;
 “O caso da vara” – Machado de Assis;
6º momento: Releitura (em grupo) através das mais variadas manifestações artísticas – música, teatro, pintura, literatura...;
7º momento: Atividades de pesquisa (para casa);
 Imigração, abolição da escravatura, migração sazonal etc.
Grupo:( Marcele Carvalho da Cunha e Soraya de Araújo Feitosa)


UNIDADE 16: A PRODUÇÃO TEXTUAL- CRENÇAS, TEORIAS E FAZERES

SEÇÃO 1: ESCRITA, CRENÇAS E TEORIAS. P. 161-174

1° momento: O professor distribui um pedaço de papel para que os alunos escrevam algo que gostariam de estar fazendo agora, se não tivesse na sala de aula. O aluno deve colocar o seu nome.




2º momento: Pedir que os alunos façam a dobradura de um aviãozinho, e após todos fazerem, que o jogue para cima.
3º momento: Cada aluno vai pegar o aviãozinho do outro e fazer a leitura em voz alta.
4º momento: Breve momento de socialização de seus temas.
5º momento: O professor poderá dá um exemplo do seu dia-a-dia.
6º momento: Produção de um texto narrativo de acordo com o seu tema.
Grupo: (Maria Luiza Brito e Selma Lima).


SEÇÃO 2: O ENSINO DA ESCRITA COMO PRÁTICA COMUNICATIVA. P. 174-184.

Tempo da atividade: 03 aulas

1º momento pedir aos alunos que pesquisem a historia da vida de americano.
2º: conversação sobre a história de americano.
3º momento: os alunos devem criar poesias, escrevendo-a de acordo com a estrutura da vila parabenizando-a e expor em mural.
4º momento: ler o poema para os colegas de classe
5º momento: desenhar um mapa grande e localizara vila depois por no mural
6º momento: pedir que o grupo folclórico da vila de americano participe com a dança da farinha de tapioca.
7º momento: trazer iguarias de farinha de tapioca produzida pelos próprios alunos
8º momento: trabalhar literatura dando ênfase a poesia concreta
Grupo: (Fernanda oliveira e Márcia Moraes)


SEÇÃO 3: A ESCRITA E SEU DESENVOLVIMENTO COMUNICATIVO. P.184-196.

1º momento: gêneros textuais (apostila) ênfase
2º momento: fazer a leitura do texto em conjunto
Obs: O texto é divulgação cientifica.
3º momento: discutir sobre o texto e ressaltar sobre a relevância de que produziu o texto,ou seja;que o texto lido foi escrito por pesquisadores do setor de ecologia,jornalistas ou cientistas e escritores especializados de ciências.
4º momento: conceituar o termo ecologia segundo o conhecimento de cada um
5º momento: expor o conceito de ecologia segundo o dicionário, para que os discentes comparem o significado real do termo.
6º momento: produção de cartões postais (em dupla) com um termo imaginário.
7º momento: nomear uma carteira para a entrega dos cartões aos seus respectivos destinatários.
8º momento: leitura dos cartões para toda a turma.


2ª PARTE DA OFICINA
TRABALHOS COM RECORTES DE REVISTAS, JORNAIS, ETC. 09-06-09

Pepsi Twist



Dupla: Marcele Carvalho da Cunha e Soraya de Araújo Feitosa)



 GÊNERO: Texto publicitário ( Propaganda)
 FORMA DE APRESENTAÇÃO: imagética e verbal, fazendo uso de linguagem coloquial.
 INTECIONALIDADE: A divulgação e a comercialização do produto ( Pepsi twist);
 PÚBLICO LEITOR: Os leitores da revista Veja ( veículo de divulgação do produto).
 QUEM ESCREVEU?: Provavelmente foi produzido e elaborado numa agência de publicidade, por homens.
 QUAL O CONTEÚDO?
• Linguagem verbal e não verbal;
• Níveis de linguagem
• Pontuação;
 ATIVIDADES PROPOTAS:
• Produção textual:
Gênero: propaganda (abordando os assuntos mencionados)
Tema: de livre escolha dos estudantes.

BOM BRIL




Grupo: (Fernanda Silva, Ivaneide Ferreira e Márcia Moraes)



 Intencionalidade:
Chamar a atenção do público consumidor feminino;
 Formalidade:
As formas foram bem selecionadas. Os homens foram feitos com muito carinho numa forma especial. Esses homens são deuses gregos que qualquer mulher sonha em tê-los em casa.
A expressão de felicidade para persuadir as mulheres; as cores vermelhas, cor do amor, de paixão para fluir o sangue com mais leveza; o preto, no fundo, é usado para destacar a beleza, o amarelo significa riqueza.
 Público leitor:
A propaganda é direcionada ao público feminino e a minoria para os homens, já que os homens também compartilham os mesmos afazeres das mulheres
 Escreveu?
A marca Bombril ( marketing)
 Qual o gênero?
O gênero textual é a propaganda com a função apelativa e humorística;
 QUAL ATIVIDADE PODERIA SER TRABALHADA COM O TEXTO ESCOLHIDO?
 Criação de um novo comercial;
 Representação desses trabalhos;
 Apresentação do conteúdo dos mesmos, inclusive destacando a função de linguagem ocorrente.
 Elaboração de um texto relacionado ao comercial produzido;

 QUAL O CONTEÚDO?
 Tipos de frases;
 Gênero propaganda;
 Função da linguagem;



Esmuiçando





Grupo: Claudilene Barbosa e Regina das Chagas Cravo)



 INTENCIONALIDADE:
Explicar a função de um humorista de forma crítica e ao mesmo tempo cômica.Critica o Google, internet, gordas, leitor leigo...
 FORMALIDADE:
Texto em prosa, imagens, palavras destacadas, neologismos, contrastes das roupas da pessoa gorda e da pessoa magra. Na magra as cores são neutras valorizando as formas do corpo enquanto que as da gorda são estampadas para tentar camuflar a gordura.
 PÚBLICO LEITOR:
Bem abrangente, ou seja, jovens, adultos, idosos, com exceção do público infantil.
 ESCREVEU?
Millôr Fernandes.
 QUAL O GÊNERO?
O gênero é uma crônica humorística.
 QUAL ATIVIDADE PODERIA SER TRABALHADA COM O TEXTO ESCOLHIDO?
 Exercícios de fixação;
 Produção de textos (dissertação);
 Análise do texto em questão;
 Formulação de perguntas sobre o texto;
 Etc.
 QUAL O CONTEÚDO?
 Gênero crônica;
 Linguagem conotativa e Denotativa;
 Formas verbais;
 Preconceito;
 Ambigüidade;


ARCELOR







Grupo:( Antonia Viana e Maria Valdineide Brito)



 INTENCIONALIDADE:
Vender o aço da rede de usina arcelor, dizendo que é a única a pensar na qualidade, no meio ambiente, e ainda diz que traz inovações e é a mais atualizada do mercado e que seus aços estão cada vez melhores e mais versátios. De certa maneira ele faz um apelo, mas ressaltando a inteligência de quem vai construir, a segurança e o bem-estar de quem vai dirigir entre outros.
 FORMALIDADE:
Utiliza gravuras infantis demonstrando a pureza e a simplicidade, de que a empresa só quer o bem estar do povo, os desenhos em volta do círculo equivale o mundo, já que a rede de usinas arcelor oferece aço as montadoras do Brasil a Xangai. Utilizam uma cor neutra para demonstrar a simplicidade, e poemas concretos mostrando o que se pode fazer com esse material, como os carros, os aviões, os prédios.
 PÚBLICO LEITOR:
Provavelmente as montadoras que trabalham montagem de carros, aviões, na construção civil de prédios, torres, etc.
 ESCREVEU?
Um marketing, talvez contratado pela rede de usinas arcelor;
 QUAL O GÊNERO?
Propaganda, utilizando o gênero poema
 QUAL ATIVIDADE PODERIA SER TRABALHADA COM O TEXTO ESCOLHIDO?
 Produção de poemas;
 Exercícios de fixação;
 Estudo e interpretação do texto em estudo;

 QUAL O CONTEÚDO?
 Adjetivos;
 Pronomes;


BRAHMA





 INTENCIONALIDADE:
Mostrar que todos os dias é gostoso tomar uma Brahma e que justamente no ano de 2004 teria um dia a mais para beber, mas a própria propaganda alerta para beber com moderação.
 FORMALIDADE:
A propaganda vem no estilo do gênero calendário, esse seria o mês de dezembro, o mês que tem muitas festas inclusive o natal e o réveillon podemos observar que é organizado por dias cada quadrado é um dia e ainda nós mostra as festas, os fogos, o casal alegre, sorrindo, cada qual com sua latinha de Brahma na mão,as cores vermelhas no fundo nos remete a cor da paixão,do amor, o amarelo do dinheiro e o branco das roupas deles remete a paz, e ainda há um pequeno lembrete de que o ano é bissexto e que haverá mais um dia para comemoração e bebidas, mas tem que ser a Brahma porque ela é a cerveja oficial do réveillon, mas pra não serem taxados de irresponsáveis é colocado na parte inferior da propaganda um mensagem “Aprecie com moderação”
 PÚBLICO LEITOR:
Principalmente os jovens que gostam de baladas e diversões e também os adultos na maioria homens.
 ESCREVEU?
A empresa de marketing da Brahma.
 QUAL O GÊNERO?
Propaganda em forma de calendário e bilhete;
 QUAL ATIVIDADE PODERIA SER TRABALHADA COM O TEXTO ESCOLHIDO?
 Produção de texto;
 Exercício de fixação para trabalhar os conteúdos em questão;
 Debates sobre consumo de bebidas alcoólicas;

 QUAL O CONTEÚDO?
 Interjeição;
 Verbo na forma imperativa;
 Gênero calendário, bilhete;

Grupo: (Maria Luiza Brito e Selma Lima)

Nenhum comentário:

Postar um comentário