segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Oficina 11 Unidade 22 (Produção textual: planejamento e escrita)

GESTAR II Língua Portuguesa – Santa Izabel do Pará
Formadora: Plácida Cristina Santos Barros
Oficina 11 Unidade 22 (Produção textual: planejamento e escrita)
Oficina 12 – Unidade 24 (Literatura para adolescentes)
Tp6: Leitura e processos de Escrita II.

No dia 30 de novembro de 2009, tivemos o último encontro presencial para estudo dos TPs, neste dia realizamos as duas oficinas do TP 6, a Oficina 11 e a Oficina 12, a primeira foi realizada pela parte da manhã das 8:00 às 12:00 e a outra a tarde das 13:00 às 17:00 horas, ambas com 4 horas de duração. Também foram realizadas na Escola M.E.F.Prof. Guilherme Mártires, em Santa Izabel do Pará.
O encontro ocorreu da seguinte maneira:

1ª PARTE: OFICINA 11 – UNIDADE 22 (Produção Textual: Planejamento e escrita) – 4 horas.

Nesta etapa começamos com uma conversa informal sobre o curso, seu andamento e seu fechamento.
O objetivo da oficina era identificar estratégias relacionadas ao planejamento e a revisão durante a escrita de textos. Mediante isso começamos a oficina propriamente dita.
Dividimos os grupos em 6 para analisarmos e explanarem as seções das unidades 21 e 22, em seguida apresentarem aos demais colegas.
O terceiro momento serviu para o relato dos avançando na prática desenvolvido pelos cursistas com seus alunos.
A turma foi dividida em três grupos, pois desenvolveram seus trabalhos baseadas em três seções, os dois primeiros trabalharam com a unidade 21 – Argumentação e linguagem, o grupo 1 utilizou a seção 2: a tese e seus argumentos. Os cursistas utilizaram textos publicitários para leitura e interpretação(contexto), linguagem verbal e não verbal, estratégias e etc, elaboração de perguntas e produção de textos argumentativos. Outro sugeriram a venda de produtos como uma escova usada, uma meia furada, uma caixa de fósforo vazia e até escargot, os alunos também fizeram a reescritura de seus textos produzidos.
O grupo 2 trabalhou a seção 3: Qualidade da argumentação, aqui foram abordados temas como; saúde, meio ambiente, modo de vida e etc, com produções de textos argumentativos. O último grupo ficou com a unidade 22(Produção textual: planejamento e escrita) e a seção 1: O planejamento, nesta atividade foi utilizado o tipo textual narração, visto que os alunos lembrariam um fato importante de sua vida e registrariam esse momento inesquecível, dentro do qual defenderiam o porquê de tal evento ter sido tão importante para eles.
No quarto momento a turma foi dividida novamente em 4 grupos para desenvolver uma crônica a partir de um trecho do texto de Moacyr Scliar “Espírito Carnavalesco”, publicado em “O imaginário cotidiano. São Paulo:Global, 2002. P.155-156. Tendo em vista o estudo das unidades os grupos iriam desenvolver o fechamento do texto. Enquanto as equipes tivessem produzindo o texto, todos deveriam falar alto as decisões que tomam, perguntas que surgem, diálogos com o texto que possam ocorrer. Um dos colegas vai anotar todos os elementos do planejamento e a revisão que ocorrem durante a escrita do texto. Em seguida o redator irá ler o texto produzido para o restante dos colegas e também apresentar as anotações sobre os procedimentos e tomadas de decisões produzidas durante a escrita do texto. E eles iriam discutir entre si. Finalizadas a parte de produção do texto. Os grupos fariam um planejamento sobre a utilização desse texto em sua sala de aula. Que procedimentos utilizar? É possível utilizar algumas das estratégias identificadas durante a escrita do grupo para o trabalho com a escrita em sala de aula? Teriam que justificar.
Ao término da produção textual e do planejamento, os grupos apresentaram o seu texto, o planejamento e a justificativa aos colegas de oficina. Estão em anexo as atividades produzidas.
No último momento da oficina uma avaliação, foi uma atividade nova para muitos, mas alguns professores conheciam a técnica e afirmaram que serviu para o amadurecimento e para a reflexão de como estavam conduzindo suas estratégias. E como sempre, o curso traz muitos benefícios tanto para os professores como também para os alunos.
Assim fechamos o primeiro momento do dia.






ANEXOS
OFICINA 11- UNIDADE 22 – TP6
TRECHO DA CRÔNICA “ESPÍRITO CARNAVALESCO” – MOACYR SCLIAR

“Ensaios da escola de samba Mocidade Alegre atrapalham o sono de moradores da região.”
Cotidiano, 29 jan. 2001.
Cansado, ele dormia a sono solto, quando foi bruscamente despertado pela esposa, que o sacudia violentamente.
- O que aconteceu? – resmungou ele, ainda de olhos fechados.
- Não posso dormir. – queixou-se ela.
- Não pode dormir? E por quê?
- Por causa do barulho – ela, irritada: - Será possível que você não ouça?
Ele prestou atenção. De fato, havia barulho. O barulho de uma escola de samba ensaiando para o carnaval: pandeiros, tamborins... Não escutara antes por causa do sono pesado. O que não era o caso da mulher. Ela exigia providências.
- Mas o que quer você que eu faça? Perguntou e, agora, também irritado.
- Quero que você vá lá e mande eles pararem com esse barulho.
...

GRUPO 1: Dayane Cecim, Fernanda Silva e Ivaneide Ferreira.

A) CONTINUAÇÃO DA CRÔNICA.
...
- Eu! Você está louca, preciso dormir. Disse ele com os olhos cerrados.
- Você não liga pra mim, só sabe trabalhar, trabalhar e dormir, dormir-falou ela gritando.
- Pare de loucura! Você tem que se controlar, sua doida, maluca, débil mental, mal amada. Falou ele vermelho de raiva.
- É falas isso porque você é retardado não se diverte e me prende, eu estou estressada, cansada dessa vida aprisionada. Disse ela aos berros.
- Ah! Tá cansada, então liberte-se, seja feliz, vá se divertir coisa abusada. Gritou ele empurrando-a pro meio da rua.
Ela soluçando pelas ruas da cidade, de zonzeira sem rumo caminhada só de baby dowl, ela era uma mulata muito linda, a música da bateria se acentuava cada vez que ela se aproximava do portão grande, vermelho e branco,tocou no portão e ele se abriu. Observou que lá era só alegria, muita festa e diversão e o povo começou a gritar.
- É ela! É ela! Linda! Gostosa!
Ela sem saber o que estava acontecendo percebeu um rapaz lindo e delicado se aproximando e pegando em sua mão. De repente ele a encaminhou para multidão exibindo-a como um troféu e todos que ali estavam começaram a aplaudir. O moço sorridente disse:
- Venha vamos vesti-la como uma rainha. Poucos minutos depois Helena estava sambando e brilhando na maior felicidade, pois aquela noite, aquele momento foi escolhida como rainha da bateria.
Fim
B - PLANEJAMENTO DA AULA

1º Momento:
Será distribuído cópias do texto “Espírito Carnavalesco”. Após essa distribuição a professora pegará alguns personagens para fazer uma leitura dramatizada.
2º Momento:
Após a leitura a professora pedirá que os alunos continuem a história.
3º Momento:
Terminada a produção, cada aluno será incumbido de ler sua produção para a turma.
4º Momento:
Depois de ouvir a produção de cada grupo a professor também lerá a produção feita por ela.


5º Momento:
Para finalizar a aula os grupos deveriam falar o que seria “Espírito Carnavalesco”, uma oralidade deveria ser realizada.

C – JUSTIFICATIVA:

É necessário trabalhar mais leitura e interpretação porque nosso aluno precisa desenvolver suas potencialidades, pois o que se observa hoje na sala de aula é a falta de leitura. E essa prática de leitura e escrita tem que ser alternadas dentre as estratégias para criar situações em que os alunos criem, usando seu conhecimento cognitivo.

GRUPO 2: Cleide Janaina, Márcia Moraes, Odinéia Fernandes e Selma Lima.
A – DESFECHO DA CRÔNICA: ESPÍRITO CARNAVALESCO.
...
Então o marido muito irritado, foi reclamar. Ao chegar na quadra onde ocorria o ensaio, pediu para falar com os organizadores, mas ao ver toda aquela animação, não resistindo a tentação entrou no samba.
A mulher ficou esperando e nada do marido voltar e a música continuou tocando até altas horas da madrugada. A mulher não suportando a espera, foi atrás do marido para saber o que havia ocorrido. Ao chegar na quadra da mocidade, deu de cara com o marido junto com as mulatas, caindo no samba. A mulher irritada ao ver aquela cena puxou-o pelo braço e começaram a discutir e o samba continuava sem parar. No meio da discussão o marido deu um grito e arrastou-a pelo meio do salão, e contagiada pelo samba entrou no clima.
Fim

#ELEMENTOS DO PLANEJAMENTO.
• Organização das idéias;
• Elaboração do desfecho da história;
• A conclusão do texto;

# REVISÃO.
• Foi realizada através da leitura para a verificação da construção de coerência e coesão textual.
B – Socialização oral da produção textual.
C – O procedimento da atividade iniciou-se com a leitura do texto, depois houve a discussão e socialização das idéias entre os membros da equipe, que decidiram dar continuidade ao texto, mas sem seguir o diálogo que se apresenta entre os personagens, optando assim, por uma narrativa e pelo consenso do melhor desfecho à história.
D – Proposta de Atividade
• Exposição do texto escrito em transparência para os alunos;
• A socialização da leitura coletiva;
• A partir da leitura do texto será solicitado aos alunos que elaborem um desfecho para a história.
• Após a produção textual será realizada a socialização oral pelos alunos.
JUSTIFICATIVA
A atividade proposta é muito importante para desenvolver as habilidades de leitura e escrita dos discentes. Por isso é de suma relevância promover atividades que envolvam produções textuais e estimulem a oralidade dos alunos em sala de aula.

GRUPO 3: Antonia Viana, Maria Luiza, Maria Valdineide e Nazaré Pinto.
# DESFECHO DA CRÔNICA: “ESPÍRITO CARNAVALESCO”
...
- É quase impossível ensaiar para o carnaval sem fazer barulho, procure se acalmar que o sono chega.
- Exijo que você intervenha logo nisso, pois eles não tem o direito de perturbar o sono alheio com ensaio nenhum.
- Meu amor, não fique estressada por causa disso, vamos curtir esse espírito carnavalesco!
- Não estou estressada, só quero reivindicar um direito que é meu... Eles deveriam arranjar outro local apropriado para esse ensaio.
- Você tem que está consciente de que aquilo que você não gosta, outras pessoas ficam empolgadas em participar.
- Será que só eu sou a errada?
- Consegui ter uma idéia, já que você não consegue dormir e fez eu perder meu sono, que tal nós também participarmos desta grande festa?
- Sei lá, será que conseguirei?
- Claro meu amor. Vamos e você verá como é bom participar do carnaval neste país.
- É, as coisas às vezes quando foge do alcance, temos que nos juntar a elas.
Fim
# ANOTAÇÕES SOBRE OS PROCEDIMENTOS.
• Cada um do grupo expôs suas sugestões.
• Houve vários questionamentos em relação ao contexto do texto.
• Foram aproveitados todos os comentários propostos, fazendo as adaptações.

# PLANEJAMENTO


- Utilização do texto em sala de aula.
1- Distribua a crônica aos alunos.
2- Organizar a leitura em grupos.
3- Realizar uma interpretação oral e escrita.
4- Inventar outro desfecho para a crônica.

JUSTIFICATIVA

Sim. É possível utilizar algumas das estratégias identificadas durante a escrita do grupo para o trabalho com a escrita em sala de aula, desde que sejam feitas as alterações necessárias ao atendimento dos alunos, de acordo com a turma em que será aplicada a atividade.



GRUPO 4:Claudilene Barbosa, Natasha Fernandes e Regina Cravo.

# DESFECHO DA CRÔNICA: “ESPÍRITO CARNAVALESCO”

- Mas como mulher? Não são meus empregados para estabelecer ordens, rsrsrsrsrs...
- A mulher mais irritada ainda resmungou. – Quem tem um marido como você não precisa de inimigo.
- O marido sem dá importância para o que a esposa falava, voltou para a cama e dormiu. E ela soltando fogo pela “venta”, vestiu-se e foi até o ensaio da escola de samba, dizendo:
- Quem não pode com o inimigo, deve juntar-se a ele.
E sambou a noite a fora enquanto seu marido dormia um sono profundo.
# LER O TEXTO.
# PLANEJAMENTO PARA TURMAS DE 8ª SÉRIE.
1º Momento:
Leitura do texto, seguida de produção textual não acabado.
2º Momento:
Divisão em grupo para que em seguida se faça uma apresentação dramatizada do texto construído.
3º Momento:
Suscitar um debate acerca do espírito carnavalesco. Levantando questões do tipo: você gosta de carnaval? Você acredita que este texto contribui para uma reflexão sobre o espírito carnavalesco? A festa do carnaval faz parte de sua cultura? Etc.
4º Momento:
Pediríamos para que os alunos novamente produzissem uma crônica dessa vez com uma visão particular sobre a representação do carnaval no país ( ótica mais geral) e/ou de sua cidade(ótica mais restrita).
5º Momento:
A avaliação será por meio de observações dos debates, das participações nas atividades. Enfim, dos textos produzidos.


2ª PARTE: OFICINA 12 – UNIDADE 24 (LITERATURA PARA ADOLESCENTES) – 4 HORAS

A segunda parte do 15º encontro aconteceu a oficina 12 do TP6, este momento finalizou os encontros presenciais com o estudo dos TPS.
A oficina tinha como objetivos: Rever as questões principais da escrita e da reescrita de textos. Rever e sistematizar as informações e discussões essenciais em torno da literatura para adolescentes. Planejar e desenvolver atividades de leitura literária para adolescentes.
No primeiro momento nós utilizamos uma entrevista musical, onde eu lia as perguntas e a turma respondia cantando trechos de músicas correspondentes as perguntas feitas.
No segundo momento fizemos um breve comentário sobre as unidades 23 e 24, alguns cursistas falaram a respeito delas.
O terceiro momento serviu para o relato das experiências sobre o avançando na prática desenvolvido pelos professores com seus alunos, para essa atividade foi formado dois grupos, um trabalhou com a unidade 23: O processo de produção textual: revisão e edição, e a seção 2: A revisão e a edição, os professores utilizaram o texto “Outros modos de palavras” p138 do TP6, com as entrevistas sobre o uso de gírias no cotidiano. As cursistas fizeram comentários sobre o uso das gírias, desenvolveram atividades orais e escrita com perguntas e respostas, produção de cartazes, dramatização duma cena produzida pelos alunos ou pelo professor. Alguns alunos fizeram a revisão de seus trabalhos. O segundo grupo trabalhou a unidade 24: Literatura para Adolescentes, seção 2: A qualidade literária é primordial no livro para adolescentes, os cursistas mandaram os alunos escolherem um livro da escola acessível a todos para lerem e resumirem a história para a turma, outros, interpretaram a obra, fizeram a interpretação do texto escolhido e fizeram a discussão sobre o porquê dos alunos gostarem ou não de ler. As obras escolhidas foram “Escrava Isaura” de Bernardo Guimarães, “Capitães de Areia” de Jorge Amado, “Garibaldi Manoela” de Josué Guimarães e “Triste fim de Policarpo Quaresma” de Lima Barreto.
No quarto momento trabalhamos com a proposta da oficina do TP6. Para esta oficina os cursistas e o formador trouxeram uma variedade de livros que poderiam ser acessível aos alunos. Começamos dividindo a turma em 2 grupos. Os grupos teriam que definir de 10 a 20 sugestões de livros, para apresentarem a seus alunos. A variedade seria importante, para que cada aluno se sinta identificado com pelo menos um dos livros. Como nem todos os livros eram conhecidos de todo o grupo, os cursistas que trouxeram tais livros apresentava aos demais que não conheciam. A partir desta apresentação, pôde-se discutir a qualidade da obra e sua adequação para a série, ou para seus alunos, especificamente.
De cada obra os grupos iriam imaginar a melhor forma de motivar os alunos para a leitura, poderia ser a variação da apresentação da obra, seja falando das personagens, ou falar rapidamente sobre assunto, a capa e o título também criam boas expectativas para a história.
Após as escolhas das obras, os grupos prepararam a apresentação de alguns desses títulos para a turma toda, pois isto seria um bom exercício do que farão. Os professores não só poderiam se motivar para a leitura das obras, como avaliariam as estratégias usadas pelo grupo. As atividades estão em anexo.
Finalizado o momento de escolhas e apresentação dos livros (obras), assistimos ao filme “Narradores de Javé” em seguida fizemos comentários sobre o mesmo.
No último momento do encontro, os cursistas fizeram um depoimento escrito sobre a experiência vivida no GESTAR II – Língua Portuguesa, avaliaram alguns aspectos do curso como: os guias, o espaço onde se deram os encontros com a equipe do GESTA II e o formador. Alguns desenvolveram esta atividade individualmente ou em grupo. Estão em anexo as avaliações.
Para fecharmos com chave de ouro nosso curso, as cursistas prepararam um coquetel de confraternização, houve discurso e muita animação, além da saudade que todos sentirão do curso, pois para eles foram momentos muito agradáveis e proveitosos. E para mim, como formadora, também foi muito compensador por ter meu trabalho valorizado, e chegado ao fim com grande sucesso. Houve o agradecimento de ambas as partes. E com esse espírito de confraternização fechamos o nosso encontro. Mas marcamos para o dia 11 de dezembro mais um encontro para a entrega e apresentação dos projetos desenvolvido pelas cursistas como fechamento do curso.

ANEXOS
OFICINA 12 – UNIDADE 24 (LITERATURA PARA ADOLESCENTES – TP 6 (LEITURA E PROCESSOS DE ESCRITA II)


GRUPO 1: Claudilene Barbosa, Dayane Cecim, Fernanda Silva, Ivaneide Ferreira, Marcele Cunha, Natasha Fernandes, Regina Cravo e Soraya Feitosa.

# Leituras sugeridas:
1 – O pequeno príncipe.
2 - Escrava Isaura.
3 – A igreja do diabo.
4 – A bolsa amarela.
5 – Contos de escola.
6 – Dom Quixote.
7 – A Aia.
8 – O burrinho pedrês.
9 – Os contos Amazônicos.
10 – Entre deuses e monstros.
11 – O batuque.
12 – Poemas cantados – Carlos Drummond de Andrade.
13 - Poemas cantados – Valdecyr Monteiro.
14 – Contos africanos.
15 – M eu amigo pintor.
16 – O pintor que pintou o sete.
17 – Crônicas de Eneida.
18 – A cartomante.

# APRESENTAÇÃO DE UMA OBRA

Série: 5ª e 6ª.
# Releitura da obra “O Batuque” de Bruno de Menezes.
1º Momento: A biografia do poeta.
A professora iniciará a aula de modo expositiva dialogada sobre o tema em questão, enfatizando a biografia do poeta Bruno de Menezes. Em seguida, distribuirá a cópia do poema a ser trabalhado para que os alunos possam fazer a releitura comentada.


2º Momento: Releitura da obra “O Batuque”
A professora irá sugerir que os façam a releitura do poema por meio da música e expressão corporal.
3º Momento: Apresentação.
Será feita a apresentação da releitura do poema pelos alunos.

GRUPO 2: Antonia Viana, Cleide Janaina, Jamira Helena, Márcia Moraes, Maria Luiza, Maria Valdineide, Nazaré Pinto, Odinéia Fernandes e Selma Lima.

# LIVROS SELECIONADOS
1 – A bolsa amarela.
2 – A marca de uma lágrima.
3 – Iracema.
4 – A cabana.
5 – A fantástica fábrica de chocolate.
6 – Príncipes e princesas sapos e lagartos.
7 – Depois daquela viagem.
8 – cinco minutos
9 – Capitães de areia.
10 – Dom Quixote.

# APRESENTAÇÃO DE ALGUMAS OBRAS

A BOLSA AMARELA
Este livro narra a história de uma linda família que adora ganhar presentes da tia Brunilda. Mas, nunca sobra nenhum presente para Raquel – a personagem principal, que tem uma imaginação muito fértil. Mais uma vez chegaram muitos presentes à família e para a surpresa de Raquel, sobrou um presente. O que será? Como Raquel se sentirá? Será que vai gostar? Só lendo o livro para descobrir.
A MARCA DE UMA LÁGRIMA
É um livro voltado para adolescentes, pois aborda um tema muito interessante e que geralmente tem tudo a haver com os jovens. Explana sobre uma menina que gosta de um rapaz, ma não consegue dizer para o mesmo que gosta dele e manda uma carta para ele só que ela consegue convencer sua amiga se passar por ela e a amiga aceita e começa namorar com ele. E o final? Não vou contar. Você precisa ler para saber. A única coisa que posso lhe falar é que você não vai se arrepender pode confiar que eu tenho certeza que você vai gostar.

A FANTÁSTICA FÁBRICA DE CHOCOLATE
É uma narrativa que mostra a história de um garoto muito pobre que trabalha para ajudar sua família e um rico empresário resolve deixar cinco crianças conhecerem a fábrica de chocolate. O que mobiliza todo o país, várias pessoas compram o chocolate para serem sorteados, os quatro bilhetes são logo encontrados por crianças ricas e o último é encontrado pelo garoto pobre, que acha um dinheiro na rua e compra um chocolate.
Um grande evento é feito para que as crianças e seus acompanhantes entrem na fábrica e desvendem seus mistérios. Uma história inesquecível que mostra os valores da ética, educação e amor.

#PROPOSTA DE ATIVIDADE

LIVRO A MARCA DE UMA LÁGRIMA
1º Momento:
Motivação para leitura do texto a partir da capa e conteúdo do livro.
2º Momento:
Leitura do livro.
3º Momento:
Organização de uma roda de interpretação oral e comentário sobre o livro lido.

4º Momento:
Produção do resumo do texto.
5º Momento:
Criação de um novo final para a história.
6º Momento:
Interpretação escrita.
7º Momento:
Trabalhando com um jogo.
• Dividir a turma em grupos e para cada um distribuir várias características dos personagens.
• Cada grupo analizará as características dos personagens e através de um representante coloca na caixa destinada.
• A equipe que conseguir identificar o maior número de características ganhará o jogo e receberá uma premiação que poderá ser bombons ou pirulitos.

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