segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Oficina 2 – TP1 (Linguagem e Cultura) – Unidade 4

GESTAR II Língua Portuguesa – Santa Izabel do Pará
Formadora: Plácida Cristina Santos Barros
12º Encontro Presencial: 14.10.2009
Oficina 2 – TP1 (Linguagem e Cultura) – Unidade 4


No dia 14.10.09, o 12º encontro presencial do curso GESTAR II Língua Portuguesa, aconteceu na Escola oficial do curso Escola M. E. F. Profº Guilherme Mártires, nesta ocasião trabalhamos com a oficina 2 da unidade 4 (Intertextualidade), o encontro foi das 13:00 às 17:00 h com 4 horas de oficina.
NO primeiro momento trabalhamos a mensagem eletrônica “Folhas secas” lida pela cursista Ivaneide Ferreira, o tema da mensagem era a comparação dos problemas com as folhas secas, que nós não devemos acumular e sim devemos tentar resolve-lo o mais rápido possível, principalmente os problemas pequenos.
No segundo momento houve o relato das experiências do avançado na pratica desenvolvida pelos professores cursistas com seus alunos.
Os grupos foram formados da seguinte forma: O grupo 1 ficou a unidade 3: O texto como centro das experiências no ensino da língua, seção 1: Afinal o que é texto? p. 102. Os professores perceberam que muitos alunos misturam a língua falada com a língua escrita por isso optaram por esta atividade, os professores levaram um texto a princípio oral fez à exposição do mesmo a turma e depois mandou que os alunos produzissem textos escritos utilizando o texto oral em questão, os alunos também poderiam utilizar gêneros textual como a propaganda e outros a critério do aluno. Os demais grupos foram formados a partir da escolha da unidade 4: A intertextualidade, o segundo ficou com a seção 1: O diálogo entre textos: A intertextualidade p. 136. Neste avançado na prática foi trabalhado com os ditos populares, principalmente os ensinamentos utilizados pelos os mais velhos, onde traspassa a sabedoria e as experiências. O grupo 3 e último ficou com a seção 2: As várias formas da intertextualidade p. 144, os professores desenvolveram suas atividades utilizando histórias( verídicas ou fictícias) e os alunos teriam que modificar o final ou a própria historia. A sugestão era instigar os alunos a falarem, escreverem e opinarem principalmente sobre questões sociais. É claro que alguns alunos sentiram dificuldades em escolher as historias que iam ser parodias ou em mudar a realidade, ou melhor, o fim das historias.
De um modo geral, os cursistas ainda relatam que seus alunos tem dificuldades na ortografia, organização de idéias, a falta de atenção, pontuação. Muitos professores fizeram o acompanhamento e mandaram seus alunos corrigirem ou reestruturarem seus textos.
Apesar de algumas dificuldades “básicas”, o trabalho realizado é de grande importância, pois a cada semente plantada temos chances de colher frutos, e por que não dizer “bons frutos”! já que educar é um processo lento, mas que traz bons resultados a vida das pessoas.
No momento seguinte tivemos um breve comentário sobre a temática intertextualidade, pois é um tema em que todos dominam.
No quarto momento trabalha,mos com a proposta apresentada pelo GESTAR II, que tinha como objetivo “rever e sistematizar as informações essenciais em torno do uso do texto no ensino da língua(incluindo a intertextualidade)” e “Avaliar a prática docente, com relação a atividades ligadas á leitura e a produção de textos.
A turma foi dividida em grupos de 3, elaborar o plano de uma atividade de leitura do texto “ A língua” p. 172 173, e relacionar com o assunto de nossa unidade 4.(intertextualidade). Teriam também que propor uma produção de texto, e por fim, apresentar a atividade criada e propostas pelos grupos ao grupão. As atividades estão em anexo.
Todos os grupos cumpriram suas tarefas, seguindo cada item.
No quinto momento fazemos uma dinâmica de leitura, que nós aprendemos no 2º encontro de capacitação do GESTAR II, foi uma atividade muito interessante que acatei e propus aos meus cursistas. Ocorreu da seguinte maneira: Escolhemos um relator que digitou a história contada por um grupo que ficou responsável para contar a historia a partir da gravura mostrada. A relatora foi a cursista Claudilene e os demais foram os autores da história.
Definidos o relator e o grupo(autores) fizemos um círculo e eu distribui um pedaço de papel cartão a todos que compunham o semi-circulo, neste papel havia uma gravura, só que estava virado escondendo a gravura justamente para que o cursista não observasse o q havia, pois a dinâmica seria que todos individualmente observasse a figura ao sinal da professora e a partir deste momento começasse a contar história, o aluno seguinte deveria fazer a mesma coisa, mas dando continuidade a historia do colega e assim sucessivamente ate o final das figuras. Todos deveriam prestar atenção para não perder a coerência do texto. Ao final desta etapa o grupo lerá o texto construído observando a coerência e o sentido do texto.
Então, a turma foi dividida em 3 grupos para fazerem as devidas mudanças, correções, adaptações, enfim, o grupo iria organizar da maneira que achasse necessário.Segue em anexo os trabalhos.
Após esse momento, fizemos uma avaliação da oficina, eu particularmente considero que atingimos o objetivo da oficina, as cursistas a consideraram importante para enriquecer seus conhecimentos e estratégias.
No final dediquei um tempo para tirarem dúvidas sobre o projeto, os cursistas alegaram que os projetos estavam sendo realizados, outros planejados e quase prontos. Tenho reservado alguns dias para a orientação dos projetos, principalmente nas terças e quartas feira.
Com este encontro fechamos o TP 1- (linguagem e Cultura), como todos os TPS aqui estudados este também foi muito importante, trouxe contribuições e enriquecimento cultural para todos que estudaram, é claro, que não foi assuntos novos, mas o modo como foi apresentado foi marcante. No estudo deste TP gastamos 8 horas de estudo presencial e realizamos duas oficinas(1 e a 2 referente as unidade 2 e 4 sucessivamente).
Sem mais declarações fecho minhas considerações.

ANEXOS

Oficina 2 – Unidade 4
Atividade Proposta


Equipe1: Mª Luiza, Márcia Cristina, Selma Lima.
Turma: 6º série
Objetivo: Estimular a leitura, escrita e o raciocínio lógico do discente.
1º Momento: Durante o texto em parágrafos e fazer a leitura fragmentada.
2º Momento: Dividir a turma em equipes, para que possam organizar as idéias do texto em sua seqüência lógica.
3º Momento: Cada equipe fará a leitura do texto da maneira como eles organizaram.
4º Momento: O professor fará a leitura do texto original para que os alunos possam comparar com o que eles montaram.
5º Momento: Com base no texto faça o comentário da moral da história.
6º Momento: Produção textual, produzir uma fábula conhecida por eles, fazendo também a ilustração do texto.

Equipe 2: Ana Lúcia, Fernanda Silva, Ivaneide Ferreira.
Série: 5ª
Objetivo: Promover atividade de leitura, interpretação e produção oral e escrita, enfatizando paródia e intertextualidade.
1º Distribuir o texto “A língua” para os alunos fazer a leitura.
2º Interpretar o texto com questões como:
• “O senhor de muitas posses e pouca sabedoria” comente:
• Pesquisar no dicionário o termo ambigüidade.
• Qual a ambigüidade que existe no texto com o termo língua.
3º A professora começa a contar sua historia sobre a língua e pede para um aluno continuar a historia. Assim todos participarão da construção de uma nova historia.
4º A partir da discussão do texto “A língua” crie um novo texto com um final deferente e surpreendente.
5º Concluído o texto, ele deve ser lido para todos da turma e depois ser colocado no mural

Equipe 3: Antonia Viana, Jamira Helena, Maria Valdineide
Turma: 6ª série
Objetivo:
• Desenvolver a habilidade de interpretação e produção textual a partir da leitura individual ou em grupo do texto.
• Entender e explicar os pontos de vista apresentados no texto.
Metodologia:
• Leitura individual e em grupo para percepção de detalhes do texto.
• Discussão e interpretação oral.
• Identificação da linguagem e discurso.
• Criação de um novo texto como parodia com o tema “A Língua” para trabalhar a intertextualidade.
• Desenvolvimento de uma dramatização do texto para melhor compreensão.


Oficina 2: Dinâmica de Leitura – 14.10 2009

1ª Parte : Texto Inventado

Atividade Prática Gestar

Minhas Férias


Nas minhas férias eu viajei cheguei numa cidade muito bonito e aconchegante. Então resolvi colocar o meu carrão na garagem do hotel e chamei o meu esposo para subirmos, pois a nossa lua de mel seria maravilhosa naquele ambiente.
Encantada com o ambiente pedi a ele que preparasse um lindo jantar e ele foi a geladeira para ver o que teria por lá.Depois eu e o meu lindo esposo fomos passear na praia com nossos dois lindos cachorros e aproveitamos e fomos dá uma volta na fazenda ia aberto dois peixes, voltando da pescaria o pneu de nosso lindo carro furou foi quando pegamos carona com o caminhoneiro. E agora imagine um carro daquele tamanho não tinha ar - condicionado tive que ligar meu ventilador. Tudo parecia um sonho até o pneu do carro furar na estrada deserta e para meu desespero e de meu marido tivemos que desembolsar vinte cinco centavos, finalmente chegamos naquele ao hotel tomamos champanhe para comemorar o desastroso dia que tivemos.
Depois dessa champanhe fomos pegar o elevador e encontramos o imperador da China.No seu braço haviam três relógios. Finalizando as férias não tendo mais carro alugamos uma moto retornando a nossa cidade natal. De volta para casa estávamos muito cansados e resolvemos dormir e sonhamos que nas próximas férias iríamos passar na casa branca nos Estados Unidos.
Ao amanhecer, resolvemos pegar nosso celular e ligar para minha família dizendo que estávamos chegando, só que minha mãe apressada já estava me aguardando sentada em uma árvore em frente de casa esperando nós nos acordarmos.
Enquanto minha mãe estava distraída os filhos da vizinha enterraram meu filho até o pescoço e eu não cessava de pensar no momento em que mergulharia na cachoeira no quintal de casa




2ª Parte: Organizar o texto coerentemente



GRUPO 1:Jamira Helena, Márcia Moraes, Maria Luiza, Maria Valdineide, Selma Lima
Minhas Férias
Nas minhas férias viajei com o meu esposo a uma cidade bonita e aconchegante. Ao chegar, resolvi colocar o carro na garagem do hotel. Então chamei o meu marido para subirmos, pois, a nossa lua de mel seria maravilhosa naquele ambiente romântico.
Encantada com o lugar pedi a ele que verificasse na geladeira o que teria de alimentos para prepararmos um belo jantar para saborearmos naquele momento de pura descontração.
Após o jantar, saímos e fomos passear na praia que ficava a frente do hotel. Aproveitamos e levamos nossos lindos cachorros.
No outro dia, resolvemos ir a um hotel fazenda para andarmos a cavalo e aproveitamos para praticar a pesca esportiva.
O dia foi maravilhoso, porém na volta aconteceu um imprevisto, o pneu do carro furou e tivemos que nos submetermos a pedi carona a um caminhoneiro que por ali trafegava.
Foi uma situação constrangedora, pois um carro daquele porte não tinha ar condicionado e pedi ao motorista que ligasse o ventilador para refrescar a cabine.
Ficamos entristecido,pois tudo parecia um sonho maravilhoso e tivemos que passar por este sufoco.
Ao chegarmos ao hotel, o condutor do veiculo nos cobrou pelo serviço prestado, uma taxa de vinte e cinco centavos somente para comprar um chiclete.
Agradecemos ao motorista e subimos ao apartamento. Deitamos naquela belíssima cama e para relaxar, abrimos uma garrafa de champanhe e também para comemorarmos o retorno aquele ambiente. Ligamos a televisão e lá estava fazendo uma propaganda, o imperador da China, na qual fazia demonstração de três relógios caríssimos e luxuosos. De tanto cansaço, adormecemos. cansaço do meu marido e eu fiquei sonhando acordada com a possibilidade de viajar nas próximas férias para a Casa Blanca, nos Estados Unidos, até que não conseguir permanecer acordada, então adormeci.
No domingo, peguei o celular e liguei para minha mãe dizendo que iríamos visitá-la. Ela ficou tão ansiosa, pois havia tempo que não nos víamos, que resolveu aguardar sentada próximo a uma árvore centenária que havia a frente de sua casa.
Enquanto não chegávamos, ela observava a brincadeira de algumas crianças que estavam brincando de enterrar um ao outro ate o pescoço.
Quando chegamos, nos abraçamos muito e para comemorarmos minha mãe convidou-nos a irmos fazer um piquenique a beira da exuberante cachoeira da cidade .
Foi um dia surpreendente e repleto de aventuras.
Ao amanhecer a nossa terra natal, pois o carro havia ficado pelo caminho. E ao chegarmos em casa, fomos descansar. O sono venceu o

GRUPO 2: Ana Lúcia, Antonia Viana, Ivaneide e soraya.

Minhas Férias
Nas minhas férias viajei para uma cidade muito bonita e aconchegante. Então resolvi colocar o meu carrão na garagem do hotel e chamei meu esposo para subirmos, pois a nossa lua de mel seria maravilhosa naquele ambiente.
Encantada com o lugar, pedi que preparasse um apetitoso jantar e ele foi á geladeira para ver o que teria por lá.
No dia seguinte, nós passear na praia com nossos dois lindos cachorros e aproveitamos para dar uma volta na fazenda do meu avô. Chegando lá, meu tio havia pescado dois peixes. Reunimos então a família e fizemos uma deliciosa caldeirada.
Tudo parecia um sonho até furar o pneu do carro furar! Tivemos que pegar uma carona com um caminhoneiro, mais o caminhão não tinha ar condicionado, por isso tive que ligar meu ventilador portátil. Finalmente chegamos ao hotel e tomamos champanhe para comemorar o desastroso dia de sufoco que passamos.
Depois desse drinque, fomos pegar o elevador encontramos o imperador da China. No seu braço havia três relógios, cada um mais bonito que o outro. Fiquei impressionada com tanto luxo. Ele discretamente cumprimentou-nos e nos convidou para uma festa que seria realizada em sua homenagem naquela cidade.
Animados com o convite, fomos ao salão de festas, que por sinal estava muito animado. Bebemos, dançamos, enfim, nos divertimos bastante. Pena que não pudemos aproveitar ate o final, pois na manhã seguinte, pegaríamos a estrada de volta para casa.
Sem nosso carro, tivemos que alugar uma moto para retornamos a nossa cidade natal. Na viagem de volta para casa, estávamos tão cansados que resolvemos parar numa pousada e antes de dormir, já planejávamos as próximas férias: na Casa Blanca, Estados Unidos.
Ao amanhecer, resolvemos ligar do celular para minha família dizendo que estávamos chegando, só que minha apressada, já estava me aguardando sentada em uma árvore em frete de casa, esperando nossa chegada.
Assim que nos viu, mamãe desceu da árvore e nos deu um abraço bem forte apertado. Enquanto isso, os filhos da vizinha enterraram meu filho ate o pescoço. Fiquei desesperada, mas me tranqüilizei ao ver não passava de uma brincadeira. Confesso que não parava de pensar, no momento em que mergulharia na cachoeira do nosso sítio...


GRUPO 3: Claudilene Barbosa, Dayane Cecim, Marcele Carvalho e Natasha Fernandes.

Minhas Férias
Nas minhas férias viajei para uma cidade do interior de São Paulo, Campos do Jordão, cidade linda e aconchegante. Ao chegar, coloquei meu carrão na garagem do hotel. Em seguida, eu e meu marido subirmos para o quarto, pois a nossa lua de mel seria maravilhosa naquele ambiente.
Encantada com o lugar, pedi ao meu marido que me levasse para jantar em um lindo restaurante. Depois fomos passear na praia onde avistamos um casal de cachorros aparentemente apaixonados.
No dia seguinte fomos pescar em um hotel fazenda, entre um beijo e outro um peixe era fisgado. Ao voltarmos da pescaria o pneu do carro furou e tivemos que pegar carona com um caminhoneiro. E agora? Imaginei um carro daquele tamanho sem ventilador. O que parecia ser um sonho tornou-se um pesadelo, pois além do pneu furado em plena estrada deserta, para completar meu esposo esqueceu a carteira na mesa de um bar, restando apenas vinte e cinco centavos no bolso de sua calça, o que nos obrigou a pedir carona.
Ao chegarmos ao hotel, depois da desconfortável viagem subimos para suíte e tomamos champanhe, bebemos tanto que quando resolvermos descer para o jantar tivemos a impressão de termos visto o imperado da China no elevador, com três relógios no braço. E para completar deixamos o carro e alugamos uma moto e voltamos para casa, no caminho resolvemos fazer uma ligação para avisarmos a nossa família que estávamos voltando, minha mãe ansiosa em nos rever, sentou sob a sombra de uma grande árvore que ficava em frente a nossa casa. E eu não cessava de pensar no momento em que mergulharia novamente na cachoeira do quintal de nossa casa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário